Na última quinta-feira (30), a EQI Research promoveu uma live especial para discutir as melhores estratégias de investimento após a Super Quarta, dia em que o Brasil elevou os juros para 13,25% e os Estados Unidos mantiveram a taxa no intervalo de 4,25% a 4,50%. O evento contou com a participação do estrategista de ações Felipe Reis, do analista de renda fixa João Neves e do economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz.
Melhores estratégias de investimento: cenário internacional
Nos Estados Unidos, o Fed manteve os juros. A inflação permanece acima da meta do Federal Reserve (Fed), enquanto a atividade econômica continua forte. “A última divulgação do PIB veio com consumo muito bom, a taxa de desemprego dos EUA está lá embaixo”, destacou Kautz. Isso indica que o Fed deve ser cauteloso antes de reduzir os juros. “Não quer dizer que vai ficar parado eternamente. Temos o call de dois cortes de 25 pontos-base a partir de março”, acrescentou.
A política monetária americana também pode ser influenciada pelo retorno de Donald Trump ao governo, especialmente em temas como imigração, tarifas e gastos públicos. “Na Super Quarta, o presidente do Fed, Jerome Powell, foi pragmático. Ele destacou que primeiro é preciso ver o que será anunciado e com que intensidade”, explicou Kautz.
Medidas tarifárias já foram confirmadas, como a taxa de 25% sobre produtos do Canadá e México. “É preciso analisar as tarifas sob três perspectivas: comercial, temática e geopolítica”, afirmou o economista. Comercial seria a perspectiva sobre os países em que há realmente déficit na balança comercial com os EUA. Temática seria a de temas específicos, como o fentanil, droga que Trump quer impedir que venha da China e chegue ao país via México. E geopolítica seria aquela relacionada às questões em que os EUA querem manter a liderança mundial, como no caso de tecnologia, de chips e IA, por exemplo, explica.
Para Kautz, a primeira perspectiva só seria solucionada com tarifas, mas, para as duas outras, existem saídas políticas possíveis que podem ser exploradas. “No curto prazo, as mudanças podem não impactar significativamente a inflação, mas a partir de 2026 e 2027, os efeitos devem ser mais pronunciados”, avalia.
Brasil: juros mais altos e cenário desafiador
O Banco Central brasileiro elevou os juros de forma agressiva, e a expectativa é de novas altas. “Já está dado 14,25% no comunicado, pelo menos mais uma alta de 1 ponto na reunião de março. Enxergamos a Selic chegando a 16,25%“, afirmou Kautz, com projeção acima do consenso do mercado.
Mas o economista-chefe diz que dois fatores poderiam evitar aumentos mais expressivos da taxa: uma desaceleração econômica e uma apreciação cambial significativa. No entanto, ambos parecem pouco prováveis. “O dólar deve permanecer forte devido ao cenário internacional e à política americana”, observou Kautz.
A política fiscal brasileira adiciona complexidade ao cenário. “Temos o Banco Central olhando para as expectativas de 2026 e o governo quer a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil, que deve estimular o consumo e pressionar a inflação no médio prazo”, pontuou o economista. “É um cabo de guerra, um puxando de um lado e o outro, do outro lado”. Com isso, ele diz, a Selic deve permanecer elevada por mais tempo do que o esperado inicialmente.
Diante da volatilidade dos mercados, a estratégia recomendada é diversificar e ter cautela. “Não se pode bancar o herói”, alertou Felipe Reis.
Onde investir neste cenário?
Veja as recomendações dos especialistas da EQI Investimentos.
Alocação internacional
Uma parcela mínima de 15% no exterior é recomendada para todo tipo de investidor. “O assessor de investimento é quem vai apresentar as melhores opções de acordo com o perfil, objetivos e prazos”, destacou Reis.
Ações recomendadas
Entre as ações mais indicadas estão Itaú ($ITUB4), Petrobras ($PETR4) e Banco do Brasil ($BBAS3). “A recomendação é investir em ações de grandes empresas, ações com liquidez, sem dificuldade de venda. Eu montaria uma carteira bastante recheada desses nomes”, disse Reis.
Por outro lado, Vale ($VALE3) não está entre as preferências. “É uma empresa muito dependente da China e só de minério de ferro. A subsidiária de outros minérios está atrasada em relação à concorrência, e a China não vai mais crescer tanto e investir tanto em infraestrutura”, explicou o estrategista.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Os Fundos Imobiliários (FIIs) continuam sendo recomendados, especialmente aqueles com bons fundamentos e negociados abaixo do valor patrimonial. Assim como as ações, os FIIs são recomendados no momento como uma oportunidade de compra com desconto.
Renda fixa
As melhores oportunidades do momento estão mesmo na renda fixa. “Os prefixados com vencimento mais curtos são interessantes, pois, se houver melhora no cenário do Brasil, grande parte do ganho pode estar nesses títulos”, destacou João Neves.
Já para prazos mais longos, os títulos atrelados à inflação (NTNBs) são recomendados. “Títulos com taxas acima de 7% já são muito elevados e oferecem boa proteção contra a inflação”, afirmou o analista.
O crédito privado, por outro lado, não é visto como atrativo no momento. “O spread está muito baixo em comparação com os títulos públicos”, ressaltou Neves.
- Leia também: Selic vai a 13,25% – hora dos pós-fixados de curto prazo
- Poupança vale a pena com a Selic a 13,25%?
- 3 melhores FIIs com dividendos acima da Selic: saiba quais são
Carteira recomendada pela EQI Research
A EQI Research oferece uma carteira de alocação recomendada que equilibra os ativos que devem estar em carteira de acordo com o perfil de investidor:
- Conservador: 85% em renda fixa, com maior peso em pós-fixados (57%) e IPCA+ (19%).
- Moderado: 50% em renda fixa, incluindo 23% em IPCA+ e 10% em prefixados.
- Arrojado: 16% da carteira em IPCA+, mas com maior exposição a ações (15%) e FIIs (20%).

Com um cenário global incerto e com juros elevados, a melhor estratégia é se preparar para diferentes cenários, diversificando os investimentos e ajustando a carteira conforme novas oportunidades surgem.
A diversificação permite mitigar riscos e equilibrar segurança e retorno. Para quem busca uma alocação ainda mais detalhada, a EQI Research disponibiliza um simulador gratuito, que indica inclusive os tickers de ações e FIIs recomendados, além de carteiras recomendadas e relatórios detalhados no aplicativo EQI+. Clique no botão abaixo para ter acesso!
Você leu sobre as melhores estratégias de investimento após a Super Quarta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!