Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Artigos
EQI Asset revisa projeção da Selic de 2025 para 16,25%

EQI Asset revisa projeção da Selic de 2025 para 16,25%

As expectativas de inflação continuam se deteriorando. Desde a última reunião do Copom, no início de dezembro 2024, as projeções de inflação da pesquisa Focus continuaram subindo. Para 2025, a mediana da pesquisa aponta para uma inflação acima de 5%, em linha com a nossa expectativa na EQI Asset de IPCA em 5,3%.

Para 2026, as projeções oscilam acima de 4%, enquanto para 2027 estão um pouco abaixo desse patamar. E finalmente, em 2028 a desancoragem começou a aumentar, ficando ligeiramente acima de 3,5%. Vale lembrar que a meta de inflação passou a ser contínua desde 2024, permanecendo em 3%. Quaisquer alterações para essa meta terão efeito somente 36 meses à frente, ou seja, não afetariam as decisões de política monetária no curto prazo, dado o horizonte relevante de 18 meses à frente.

Continuamos observando uma economia resiliente, impulsionada pelo consumo. Apesar de não alterarmos nossa projeção de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,1% em 2025, desacelerando do ritmo de 3,4% de 2024, vale ressaltar que a principal contribuição para o crescimento vem pelo lado da demanda, em especial do consumo.

Apesar de alguma melhora dos investimentos nos últimos trimestres de 2024, o nível ainda está abaixo do máximo observado no pré-pandemia.

Ou seja: a demanda está nos máximos históricos, enquanto a oferta permanece em patamar mais baixo.

Duas consequências são imediatas: um aumento das importações e a inflação acelerando. Ambos resultados ocorreram no ano passado, com uma forte expansão do volume de produtos importados, enquanto a inflação terminou o ano em 4,8%, de 4,6% em 2023.

EQI Asset: projeção da Selic vai de 15,25% para 16,25%

Nesse cenário, revisamos nossa projeção para a taxa Selic, que deve alcançar 16,25%, ante nossa expectativa anterior de 15,25%.

A desinflação nos próximos trimestres será mais difícil, com a desancoragem das expectativas. Além disso, a depreciação do real no ano passado ainda irá afetar os preços de importados e industrializados ao longo do primeiro semestre de 2025. Com isso, além das próximas duas altas de 100 pontos-base (pbs) anunciadas pelo Copom, esperamos altas adicionais que empurrem a Selic para patamar ainda mais restritivo.

Por Thalita Silva, economista, e Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

Você leu sobre a projeção da Selic pela EQI Asset. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!