Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Donald Trump critica Powell e Fed por causa da inflação

Donald Trump critica Powell e Fed por causa da inflação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e ao próprio banco central norte-americano, acusando-os de não conter a inflação e de fazer um “trabalho terrível na regulamentação bancária”.

As declarações foram feitas em uma publicação no Truth Social, horas após o Fed decidir manter as taxas de juros inalteradas, em sua primeira decisão sobre taxas desde o início do novo mandato de Trump.

Trump indicou Powell em seu primeiro mandato, mas depois expressou descontentamento com a atuação do presidente do Fed, questionou a independência tradicional da autoridade monetária do país e sugeriu que o presidente dos EUA deveria ter mais influência nas decisões sobre taxas de juros.

“Eles não conseguiram impedir o problema que criaram com a inflação”, escreveu Trump, referindo-se ao aumento dos preços que persistiu durante o governo Joe Biden.

Publicidade
Publicidade

Donald Trump faz pressão por juros mais baixos

Na semana passada, Trump já havia defendido uma redução imediata das taxas de juros. No entanto, Powell, que enfatizou a importância da independência do Fed, evitou comentar as críticas de Trump durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira. O recém-confirmado secretário do Tesouro, Scott Bessent, também reiterou a necessidade de manter o banco central livre de influências políticas.

Trump afirmou, em sua campanha presidencial, que não renomearia Powell quando seu mandato terminar em 2026, mas descartou tentar removê-lo antes disso. Em sua publicação, ele culpou o Fed pela inflação pós-pandemia e prometeu reduzir custos por meio de medidas como cortes regulatórios e o estímulo à indústria americana.

Além disso, Trump criticou o Fed por focar em questões progressistas, como mudanças climáticas e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). “Se o Fed tivesse gasto menos tempo em DEI, ideologia de gênero, energia ‘verde’ e falsa mudança climática, a inflação nunca teria sido um problema”, escreveu ele.

Você leu sobre Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!