Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, é nome em destaque nesta quarta-feira (31), quando o Brasil define sua nova taxa básica de juros, a Selic.
Aos 54 anos, Campos Neto já foi premiado como o melhor banqueiro central do mundo e até antigos críticos dão, hoje, o braço a torcer e elogiam seu trabalho frente à autoridade monetária.
Sendo uma das vozes que o mercado mais respeita na atualidade, ele estará na CEO Conference 2024, evento que o BTG realiza, de forma online e gratuita, dias 6 e 7 de fevereiro. Para participar e saber de antemão o que esperar dos investimentos em 2024, clique aqui.
Acompanhe o texto e saiba mais sobre Roberto Campos Neto e a CEO Conference!
Quem é Roberto Campos Neto?
Roberto Campos Neto, presidente do BC, nasceu em 1969 e se graduou em Economia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). Seu percurso acadêmico foi enriquecido com uma passagem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde aprimorou seus conhecimentos em finanças.
A ascensão de Campos Neto no setor financeiro teve início em sua atuação no mercado internacional. Antes de assumir a presidência do Banco Central, ele acumulou experiência no Banco Santander, onde exerceu cargos relevantes no Brasil e no exterior. Seu envolvimento com instituições financeiras de renome contribuiu para a construção de reputação no campo econômico.
Ele também é neto por parte de pai de Roberto de Oliveira Campos, que foi o segundo ministro do Planejamento do Brasil, nos anos 1970, e que também foi presidente do BNDES nos anos 1950 e senador.
Campos Neto recebeu recentemente o título de “Melhor do Ano” entre as instituições financeiras da América Latina, segundo o LatinFinance Banks of the Year Awards. A premiação, referente ao período de julho de 2021 a junho de 2022, destacou o desempenho de Campos Neto, especialmente pela sua condução durante desafios complexos como a pandemia, a Guerra da Ucrânia e as turbulências financeiras globais.
A premiação ressalta sua habilidade na condução da política monetária nacional. Desde março de 2021, período em que assumiu a presidência do BC, Campos Neto implementou medidas que impactaram diretamente a política de juros no país.
Inicialmente em 2%, a taxa de juros foi ajustada para refletir as necessidades econômicas e chegou a 13,75%. Atualmente, em um ciclo de queda, encontra-se em 11,75% ao ano. Em tempo: nesta quarta-feira (31) acontece nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e a Selic deve ser baixada novamente, para 11,25%.
Na última terça-feira (30), Rogério Xavier, da SPX Capital, ferrenho crítico do trabalho do Banco Central, disse publicamente que errou em sua análise sobre Campos Neto e que a condução da política monetária no Brasil foi certeira:
“Nós estávamos errados e o Banco Central certíssimo, dei parabéns ao Roberto Campos Neto. O crescimento econômico foi bastante positivo, com surpresa do PIB e jamais, no meu melhor sonho, achei que o BC conseguiria alcançar a meta de inflação em 2023”, afirmou.
Roberto Campos Neto e a autonomia do BC
Roberto Campos Neto já declarou, publicamente, que deseja deixar como legado de seu mandato no BC, que termina este ano, a autonomia do Banco Central. Para tanto, ele apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que amplia a autonomia da autoridade monetária, transformando-a de autarquia em uma empresa pública.
De autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), a proposta tem o apoio público do presidente do BC, mas enfrenta resistências no Governo e entre os servidores públicos.
Leia também:
- Roberto Campos Neto vê inflação mais próxima da meta
- Na mira do governo: saiba quem é Roberto Campos Neto e por que ele vem sendo criticado
Roberto Campos Neto na CEO Conference 2024: participe!
Campos Neto marcará presença como um dos palestrantes convidados na CEO Conference 2024, um evento de destaque no calendário financeiro.
Sua participação promete oferecer insights valiosos sobre as perspectivas econômicas e as estratégias para enfrentar os desafios que se apresentam em 2024.
Para participar, basta fazer sua inscrição neste link!
Quem mais estará na CEO Conference 2024:
- Amanda Klein: Jornalista e apresentadora
- André Esteves: Chairman e Sócio Sênior do BTG Pactual
- André Jakurski: Sócio-fundador da JGP
- Cila Schulman: Consultora Política
- Eduardo Loyo: Sócio do BTG Pactual
- Gabriela Lima: Diretora de Venture Capital do BTG Pactual Capital Privado
- Luis Stuhlberger: Sócio-fundador da Verde Asset
- Mansueto Almeida: Economista-chefe do BTG Pactual
- Roberto Sallouti: CEO do BTG Pactual
- Rogério Xavier: Sócio-fundador da SPX Capital
- Stefanie Birman: Sócia do BTG Pactual
- Tiago Berriel: Estrategista-chefe do BTG Pactual Asset Management
- William Waack: Jornalista e apresentador
Não perca Roberto Campos Neto na CEO Conference 2024!