Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
A disciplina da Multiplan

A disciplina da Multiplan

Venda de 10% do BH Shopping reforça estratégia de capital da companhia e sustenta recomendação de compra pelo BTG Pactual

A venda de uma participação de 10% na Multiplan (MULT3) por R$ 285 milhões foi amplamente comemorada ao demonstrar foco em sua estratégia de reciclagem de capital e disciplina financeira. Ou seja, conseguiu remunerar uma pequena parte de um ativo de alta qualidade sem perder o controle.

O BTG Pactual, em um relatório divulgado após a negociação, destaca que a operação acontece a um cap rate atrativo (indicador que mede o retorno potencial de um investimento), acima do implícito das ações negociadas em bolsa, o que evidencia criação de valor para o acionista e reforça a capacidade da companhia de destravar valor a partir de seu portfólio imobiliário.

De acordo com o relatório assinado por Gustavo Cambauva, “apesar de ser um movimento relativamente pequeno, ou seja, representando aproximadamente 1,5% do valor da empresa (EV, na sigla em inglês) da Multiplan, vemos esse negócio como positivo”. O analista ressalta que o preço obtido na venda representa um prêmio relevante em relação ao valuation implícito no mercado.

O Santander compartilha da mesma leitura positiva e enfatiza a disciplina financeira envolvida na decisão. Segundo os analistas Fanny Oreng, Matheus Meloni e Luis Wadt, “a venda de uma participação de 10% no BH Shopping reforça a disciplina de alocação de capital da Multiplan”.

Além do efeito positivo no valuation, a análise ressalta que a operação contribui diretamente para a redução da alavancagem, fortalecendo o balanço da companhia em um cenário ainda marcado por juros elevados.

Publicidade
Publicidade

Nesse contexto, o banco reiterou sua recomendação de compra para o papel, apoiado em fundamentos sólidos e na atratividade do preço atual.

“Reiteramos nossa recomendação de ‘Compra’ para a Multiplan, com base em: resiliência dos lucros; portfólio robusto de shoppings dominantes, que esperamos que melhore ainda mais após as revitalizações; e valuation atraente, com as ações sendo negociadas a um spread de AFFO (que mede o fluxo de caixa real) yield de aproximadamente 220 bps em relação à NTN-B de 10 anos.”

Para os analistas, a combinação entre ativos premium, geração recorrente de caixa e ação considerada barata sustenta uma visão construtiva para a companhia.

O BH Shopping, um dos empreendimentos mais maduros e relevantes do portfólio do grupo, localizado em Belo Horizonte e reconhecido por sua alta taxa de ocupação, fluxo consistente de consumidores e forte geração de caixa.

A inauguração do shopping aconteceu em 1979, pela Multiplan, com 19 mil metros quadrados de ABL E atualmente, a companhia possui 20 shoppings com ABL total de 891 mil metros quadrados e dois complexos de torres corporativas, totalizando 941.460 metros.