Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Alocação recomendada: veja como balancear sua carteira

Alocação recomendada: veja como balancear sua carteira

A EQI Research publicou sua Alocação Recomendada para o mês de outubro, com alterações no portfólio.

“Modificamos nosso cenário-base, levando em consideração a deterioração das expectativas, com um nível de atividade econômica consideravelmente mais robusto do que o esperado e a inflação projetada pelo Banco Central acima da meta no horizonte relevante”, aponta a casa de análise.

Vale lembrar que o Banco Central iniciou em 18 de setembro um novo ciclo de alta para a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, elevando os juros de 10,50% para 10,75%. A expectativa da EQI Research é que a Selic chegue a 11,75% até o final deste ano e alcance 12,5% até o primeiro trimestre de 2025.

Com a projeção dos juros mais elevada, a casa aumentou a participação da Renda Fixa nos portfólios recomendados para investidores moderados e arrojados, diminuindo a alocação em ações. Para os conservadores, segue a recomendação de 90% em Renda Fixa. E foi mantida a exposição de 10% em ativos no exterior para todos os perfis de investidor.

Alocação recomendada para outubro: o que é?

Uma alocação recomendada feita por uma casa de análise é uma sugestão de como um investidor deve distribuir seus recursos em diferentes classes de ativos (como ações, Renda Fixa, Fundos Imobiliários e investimentos internacionais) com o objetivo de otimizar o retorno ajustado ao risco, de acordo com o perfil do investidor e as condições de mercado.

Essas recomendações geralmente são baseadas em análises de especialistas da casa de análise, que avaliam o cenário econômico, a performance dos ativos e as tendências futuras. As casas de análise fornecem essas orientações para ajudar os investidores a montar suas carteiras de investimento de maneira estratégica.

Alocação Recomendada para outubro: quais os melhores ativos?

Na Alocação Recomendada para outubro, a EQI Research faz a avaliação para cada classe de ativo. Confira:

Renda Fixa

Na Renda Fixa, os títulos atrelados à inflação (IPCA+) têm a melhor relação risco-retorno no momento. Além de oferecerem altas taxas (carrego), eles protegem contra uma inflação mais elevada, reduzindo os riscos do cenário.

Os títulos pós-fixados estão com rendimentos interessantes em termos reais e oferecem proteção contra uma deterioração adicional do cenário, assim como também contribuem para menor volatilidade da carteira.

Já dentre os pré-fixados, os de vencimento curto deixam de ser oportunidade. As taxas com vencimento intermediário estão em patamares elevados o suficiente para justificar o risco, já que oferecem um carrego interessante e podem gerar ganhos de capital caso a curva tenha uma queda no futuro. Para os vencimentos mais longos, os prêmios não justificam o risco.

Ações

Entrada de dinheiro estrangeiro seguiu forte em agosto, com entradas líquidas de R$ 10 bilhões. Foi o segundo mês consecutivo com fluxo estrangeiro positivo. No acumulado do ano, no entanto, o saldo ainda é negativo, de R$ 21,4 bilhões, fruto das saídas no primeiro semestre.

A exposição ao risco deve ser controlada, uma vez que o cenário segue sendo de cortes de juros nos EUA nos próximos meses, situação que propicia um fluxo estrangeiro positivo.

Fundos Imobiliários

A exposição deve ser com cautela aos Fundos Imobiliários. “Mantemos uma posição conservadora em fundos de papel, visando uma volatilidade mais baixa e boa remuneração mensal. Também vemos boas oportunidades em diversos subsegmentos de tijolo, principalmente devido ao desempenho operacional dos FIIs. Mas, a precificação do setor possui forte correlação negativa com os juros futuros, podendo apresentar um horizonte mais longo de maturação. Com isso, diminuímos a alocação em FOFs e FIIs de papel com risco mais elevado”, diz a research.

Alocação de acordo com o perfil de investidor

Perfil Conservador

Para os conservadores, a EQI Research aumentou marginalmente o risco da carteira na parcela dedicada à Renda Fixa, buscando aproveitar o ambiente de taxas de juros elevadas. Foi reduzida a alocação em títulos pós-fixados e aumentada a exposição a títulos pré-fixados. “Não recomendamos alocações em renda variável (FIIs e Ações) para o perfil conservador”, aponta a casa de análises.

alocação recomendada para conservadores

Perfil Moderado

Para os moderados, foi aumentada a exposição à Renda Fixa, de 60% para 65%. Em contrapartida, foi reduzida a alocação em ações de 10% para 5%.

“Os títulos atrelados à inflação estão, na nossa opinião, oferecendo uma boa relação risco-retorno, sendo a principal alocação do perfil. Mantivemos a alocação em FIIs em 20% para o perfil moderado”, aponta.

alocação recomendada para moderados

Perfil Agressivo

Já para os arrojados ou agressivos, a EQI Research aumentou aexposição à Renda Fixa, de 50% para 55%. “Mantemos uma participação relevante em títulos pós-fixados, pois eles oferecem proteção à carteira no caso de uma deterioração adicional do cenário. Em contrapartida, diminuímos a alocação em ações de 20% para 15%. Mantivemos a alocação em FIIs em 20%”, afirmam os analistas.

Você leu sobre a alocação recomendada para outubro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!