Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trabalho pode se tornar opcional em 20 anos com avanço da IA, diz Elon Musk

Trabalho pode se tornar opcional em 20 anos com avanço da IA, diz Elon Musk

Em fórum nos EUA, bilionário projeta um futuro em que robôs assumem quase todas as tarefas e humanos trabalham apenas por escolha; especialistas veem obstáculos tecnológicos, econômicos e políticos

Elon Musk afirmou que o trabalho poderá se tornar opcional entre 10 e 20 anos devido ao avanço da inteligência artificial e da robótica. A declaração foi feita no Fórum de Investimentos EUA–Arábia Saudita, realizado em Washington, em meio a discussões sobre os impactos da automação no mercado de trabalho.

Durante o evento, Musk afirmou que a possibilidade depende da existência de milhões de robôs capazes de sustentar o aumento da produtividade global. Segundo ele, trabalhar seria uma escolha pessoal, e não uma obrigação econômica.

O executivo disse ainda que pretende direcionar a Tesla (TSLA; TSLA34) para se tornar uma empresa centrada no desenvolvimento de robôs. Ele projetou que 80% do valor futuro da companhia virá do Optimus, robô humanoide que ainda está em desenvolvimento e que acumula atrasos.

Publicidade
Publicidade

Musk mencionou ainda um cenário em que o dinheiro perderia relevância em sociedades altamente automatizadas. Ele citou a série literária “Culture”, de Iain M. Banks, que descreve uma estrutura pós-escassez. O empresário sugeriu a possibilidade de um modelo de “renda alta universal”, sem detalhar seu funcionamento.

Ao final de sua fala, Musk afirmou que, mesmo que robôs executem a maior parte das tarefas, continuará sendo responsabilidade das pessoas definir como essas tecnologias serão utilizadas.

Leia também: