Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
O que saber antes de investir: como ter segurança e escolhas certas

O que saber antes de investir: como ter segurança e escolhas certas

Na última terça-feira (29), a EQI Investimentos promoveu mais uma edição da sua série semanal After Market, com o objetivo de traduzir o mercado financeiro para investidores iniciantes e experientes. O tema da vez, “O que é indispensável saber antes de investir?”, foi conduzido pelo apresentador Caio Dittrich Tosetto e teve como convidado o especialista em estratégia individualizada para investidores, João Kowalski.

Durante a conversa, Kowalski trouxe à tona a importância de entender as diferenças entre instituições financeiras — uma distinção muitas vezes ignorada por quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos.

“Banco é generalista, a gente é focado em investimento”, afirmou, ao comparar o papel de bancos, cooperativas e corretoras.

Segundo ele, o investidor precisa se enxergar como um consumidor exigente: “Posso comprar um pote de vidro na loja física e me limitar ao estoque. Ou posso ir na Amazon e ter 30 mil opções. Com investimentos, é a mesma lógica.”

A analogia se estendeu a outros exemplos do dia a dia.

“Se quero uma boa carne, vou ao mercado da esquina ou numa casa especializada em carnes há 20 anos?”, provocou Kowalski, ao explicar que a variedade e a qualidade dos produtos ofertados por corretoras especializadas superam as opções oferecidas pelos chamados “bancões”.

Outro ponto central do debate foi a confiança na instituição escolhida. Kowalski alertou sobre a importância de verificar se a empresa é credenciada ao Banco Central.

“É simples: vá ao site do Banco Central, clique na lupa de pesquisa e procure ‘encontre instituição regularizada’. Assim, você sabe se é uma empresa séria, qual o CNPJ, o endereço e o tipo de instituição que ela representa”, explicou.

Caio Dittrich e João Kowalski, na live After Market. Imagem: Reprodução/Youtube

O especialista também apresentou a classificação prudencial do Banco Central como uma espécie de “Brasileirão” das instituições financeiras. Ele destacou que apenas as maiores, como BB, Bradesco, BTG, Caixa, Itaú e Santander, fazem parte da categoria S1 — que exige, entre outros critérios, possuir mais de 10% do PIB em ativos e atender a padrões internacionais de saúde financeira, como o índice de Basiléia.

“O BTG Pactual, nosso sócio, está nesse grupo. Toda a operação da EQI é custodiada pelo BTG. Isso significa que quando o cliente opera com a EQI, ele tem acesso a um sistema robusto e seguro”, explicou Kowalski.

Diferença entre investir e poupar

Além da segurança institucional, a live abordou pontos fundamentais da educação financeira, como a diferença entre investir e poupar.

“Poupança não é investimento interessante. Qualquer outro produto vence a poupança em rendimento. O segredo é guardar todo mês e deixar o tempo trabalhar por você”, disse o convidado.

A diversificação também foi destaque, com uma crítica comum entre iniciantes:

“Comprar 10 ações não é diversificar. Você só está se concentrando em uma única classe de ativos”, alertou.

O que é o After Market?

O After Market é uma série de lives promovida semanalmente pela EQI Investimentos, sempre às terças-feiras, às 19h30. Com uma linguagem acessível e espaço para perguntas ao vivo, o programa se propõe a traduzir os principais movimentos do mercado financeiro em dicas práticas para quem quer investir com mais inteligência.

O próximo encontro terá como tema “As vantagens de investir com uma corretora”. Não perca! Para participar, basta clicar neste link para ser avisado assim que a live começar.

Temas que já passaram pelo After Market

Confira também temas que já passaram pelo After Market. Basta clicar nos links abaixo e acessar conteúdos igualmente relevantes para a sua jornada como investidor: