Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Imóvel físico ou investimento em renda fixa? Entenda qual é a melhor opção no cenário atual

Imóvel físico ou investimento em renda fixa? Entenda qual é a melhor opção no cenário atual

Live After Market explicou em detalhes como deve ser feita a comparação entre os dois investimentos.

Na noite desta terça-feira (23), a EQI Investimentos promoveu mais uma edição da série After Market, conduzida ao vivo pelo assessor de investimentos Matheus Szabileski. O tema do encontro virtual foi “Imóveis físicos ou renda fixa: como comparar o melhor investimento?”, e trouxe uma análise prática sobre rentabilidade, riscos e oportunidades em dois dos principais caminhos buscados por investidores brasileiros.

Imóvel físico ou investimento em renda fixa: a importância dos dados para tomar decisões

De forma didática, Szabileski destacou que a escolha entre renda fixa e imóveis não deve ser feita com base em senso comum ou frases prontas, como o famoso “quem compra terra não erra”. “Precisamos sair do achismo e olhar para os números”, afirmou.

Durante a live, o assessor utilizou dados do índice FipeZap — que acompanha a variação de preços de imóveis no Brasil — para comparar a valorização imobiliária em diferentes cidades. Em Balneário Camboriú (SC), por exemplo, a valorização atual dos imóveis nos últimos 12 meses é de 11,8%, tendo havido picos de até 25% entre 2022 e 2023. Já em São Caetano do Sul (SP), a média é mais modesta: 8,29% nos últimos 12 meses. A média dos últimos 4 anos foi de 7,84% em São Caetano.

Publicidade
Publicidade

A live também abordou o rental yield, que é o retorno com aluguel, além da valorização do imóvel, para quem opta por comprar o imóvel para locação. Em Florianópolis (SC), por exemplo, o aluguel rende 0,5% a 0,7% ao mês, o que dá cerca de 6% ao ano.

Na média, a rentabilidade dos imóveis no Brasil, somando aluguel e valorização dos imóveis, foi de 19% em 2024.

E a renda fixa?

Szabileski apresentou uma série de opções disponíveis hoje no mercado financeiro que oferecem rentabilidades brutas e líquidas bastante competitivas — e com menor complexidade operacional. Destacou, por exemplo, títulos isentos de imposto de renda com retorno anual de até 16% e pagamento de juros mensais, o que, segundo ele, “funciona como se fosse um aluguel automático, mas sem vacância, sem IPTU e sem preocupação com inquilino”.

Com a taxa básica de juros (Selic) em níveis elevados — 15%, a maior dos últimos 20 anos — a renda fixa tem oferecido retornos historicamente altos, tornando-se uma alternativa segura e atrativa, especialmente para perfis conservadores.

Comprar imóvel ainda vale a pena?

“Imóvel ainda pode ser um bom negócio, mas hoje você deve ganhar na compra, e não necessariamente na valorização futura”, alertou Szabileski. Ele enfatizou que, com a demanda retraída, surgem oportunidades de barganha para quem tem capital disponível e bom poder de negociação.

No entanto, o especialista foi direto ao comparar com o cenário atual da renda fixa:

“Se hoje você tem acesso a 16% ao ano isento de imposto com liquidez razoável, talvez valha mais a pena deixar o dinheiro aplicado do que lidar com os custos, burocracia e baixa liquidez dos imóveis físicos”.

After Market: encontro sobre investimentos toda terça-feira

O After Market é uma série de lives promovida pela EQI Investimentos que transforma o noticiário econômico em ações práticas para quem investe. Toda terça-feira, às 19h30, especialistas se reúnem para discutir os temas mais quentes do mercado com uma linguagem acessível e espaço aberto para perguntas ao vivo.

A próxima edição do After Market acontece na terça-feira, 29 de julho, com o tema “O que é indispensável antes de investir”. Já no dia 5 de agosto, o assunto será “Quais as vantagens de investir em uma corretora?”. Não perca – faça sua inscrição, clicando aqui.

Temas que já passaram pelo After Market

Confira também temas que já passaram pelo After Market. Basta clicar nos links abaixo e acessar conteúdos igualmente relevantes para a sua jornada como investidor: