Na noite desta terça-feira (23), a EQI Investimentos promoveu mais uma edição da série After Market, conduzida ao vivo pelo assessor de investimentos Matheus Szabileski. O tema do encontro virtual foi “Imóveis físicos ou renda fixa: como comparar o melhor investimento?”, e trouxe uma análise prática sobre rentabilidade, riscos e oportunidades em dois dos principais caminhos buscados por investidores brasileiros.
Imóvel físico ou investimento em renda fixa: a importância dos dados para tomar decisões
De forma didática, Szabileski destacou que a escolha entre renda fixa e imóveis não deve ser feita com base em senso comum ou frases prontas, como o famoso “quem compra terra não erra”. “Precisamos sair do achismo e olhar para os números”, afirmou.
Durante a live, o assessor utilizou dados do índice FipeZap — que acompanha a variação de preços de imóveis no Brasil — para comparar a valorização imobiliária em diferentes cidades. Em Balneário Camboriú (SC), por exemplo, a valorização atual dos imóveis nos últimos 12 meses é de 11,8%, tendo havido picos de até 25% entre 2022 e 2023. Já em São Caetano do Sul (SP), a média é mais modesta: 8,29% nos últimos 12 meses. A média dos últimos 4 anos foi de 7,84% em São Caetano.
A live também abordou o rental yield, que é o retorno com aluguel, além da valorização do imóvel, para quem opta por comprar o imóvel para locação. Em Florianópolis (SC), por exemplo, o aluguel rende 0,5% a 0,7% ao mês, o que dá cerca de 6% ao ano.
Na média, a rentabilidade dos imóveis no Brasil, somando aluguel e valorização dos imóveis, foi de 19% em 2024.
E a renda fixa?
Szabileski apresentou uma série de opções disponíveis hoje no mercado financeiro que oferecem rentabilidades brutas e líquidas bastante competitivas — e com menor complexidade operacional. Destacou, por exemplo, títulos isentos de imposto de renda com retorno anual de até 16% e pagamento de juros mensais, o que, segundo ele, “funciona como se fosse um aluguel automático, mas sem vacância, sem IPTU e sem preocupação com inquilino”.
Com a taxa básica de juros (Selic) em níveis elevados — 15%, a maior dos últimos 20 anos — a renda fixa tem oferecido retornos historicamente altos, tornando-se uma alternativa segura e atrativa, especialmente para perfis conservadores.
Comprar imóvel ainda vale a pena?
“Imóvel ainda pode ser um bom negócio, mas hoje você deve ganhar na compra, e não necessariamente na valorização futura”, alertou Szabileski. Ele enfatizou que, com a demanda retraída, surgem oportunidades de barganha para quem tem capital disponível e bom poder de negociação.
No entanto, o especialista foi direto ao comparar com o cenário atual da renda fixa:
“Se hoje você tem acesso a 16% ao ano isento de imposto com liquidez razoável, talvez valha mais a pena deixar o dinheiro aplicado do que lidar com os custos, burocracia e baixa liquidez dos imóveis físicos”.
After Market: encontro sobre investimentos toda terça-feira
O After Market é uma série de lives promovida pela EQI Investimentos que transforma o noticiário econômico em ações práticas para quem investe. Toda terça-feira, às 19h30, especialistas se reúnem para discutir os temas mais quentes do mercado com uma linguagem acessível e espaço aberto para perguntas ao vivo.
A próxima edição do After Market acontece na terça-feira, 29 de julho, com o tema “O que é indispensável antes de investir”. Já no dia 5 de agosto, o assunto será “Quais as vantagens de investir em uma corretora?”. Não perca – faça sua inscrição, clicando aqui.
Temas que já passaram pelo After Market
Confira também temas que já passaram pelo After Market. Basta clicar nos links abaixo e acessar conteúdos igualmente relevantes para a sua jornada como investidor: