A EQI Research divulgou sua Carteira Recomendada de Renda Fixa para o mês de fevereiro, levando em consideração o atual cenário macroeconômico nacional e internacional. O relatório, assinado pelo analista João Neves, destaca as mudanças na alocação de ativos conforme as expectativas para os juros e a inflação.
Carteira Recomendada de Renda Fixa: cenário econômico
No contexto global, a EQI Research mantém sua visão de cortes de juros mais graduais e taxas terminais mais elevadas nos Estados Unidos, em linha com os recentes discursos do Federal Reserve (Fed). O presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou que a economia norte-americana segue resiliente e que a inflação mostrou resistência maior do que o esperado. Com a posse do novo governo de Donald Trump, novas medidas econômicas devem ser incorporadas às projeções para os próximos meses, trazendo possíveis impactos inflacionários devido a políticas protecionistas e restrições à imigração.
No Brasil, a EQI Research revisou seu cenário devido à contínua deterioração do ambiente macroeconômico. A nova projeção prevê que o ciclo de alta da taxa Selic deve continuar, atingindo 16,25% em 2025 e permanecendo nesse patamar até o final do ano. Os principais fatores de risco incluem o quadro fiscal, a alta da expectativa de inflação, a depreciação cambial e a atividade econômica doméstica.
- Leia também: Selic vai a 13,25%, é hora dos pós-fixados de curto prazo
- Melhores estratégias de investimento após a Super Quarta: descubra quais são
Carteira Recomendada de Renda Fixa
Para fevereiro, a EQI Research promoveu alterações na composição da carteira de renda fixa, buscando aproveitar o atual momento do mercado. A recomendação foca na maior atratividade dos títulos prefixados, ao mesmo tempo que reduz a exposição aos títulos atrelados ao IPCA. A participação de títulos pós-fixados também foi ampliada para oferecer maior proteção em um ambiente de possíveis novas deteriorações econômicas.
- Perfil Conservador: Em comparação com a alocação recomendada em janeiro, houve aumento em relação aos títulos prefixados com vencimentos intermediários, visando ganhos de capital caso o cenário doméstico melhore. A exposição a títulos atrelados ao IPCA foi reduzida devido à menor relação risco-retorno. Já os títulos pós-fixados tiveram sua participação mantida, devido às altas taxas de juros reais e à proteção contra incertezas econômicas.

- Perfil Moderado: A estratégia segue alinhada ao perfil conservador, com foco em títulos pré-fixados de vencimentos intermediários e redução da alocação em títulos atrelados ao IPCA. A exposição aos pós-fixados foi mantida para garantir maior estabilidade à carteira.

- Perfil Agressivo: Diferente dos perfis mais conservadores, a carteira agressiva aumentou a exposição ao risco, privilegiando os títulos prefixados, que apresentam maior potencial de valorização em caso de melhora do cenário econômico. Houve redução na alocação de títulos atrelados ao IPCA, pelas mesmas motivações dos demais perfis, e redução também na participação de pós-fixados.

Com essas alterações, a EQI Research reforça sua estratégia de alocação, ajustando os investimentos às projeções para os próximos meses e buscando otimizar o retorno para diferentes perfis de investidores.
Se eu tiver R$ 100 mil, como devo investir?
Em uma simulação de carteira de R$ 100 mil alocados em renda fixa, a EQI Research faz a seguinte recomendação, de acordo com o perfil de investidor:

E os demais ativos: como montar a carteira ideal?
Mas não é apenas na renda fixa que a sua carteira deve estar focada. Pensando em diversificação comk proteção à carteira, a EQI Research recomenda uma alocação equilibrada entre diferentes ativos de renda fixa e variável, sempre considerando o perfil de risco do investidor. Com base na carteira de alocação recomendada, a divisão ideal dos investimentos é a seguinte:
Perfil Conservador
- 57% Pós-fixados
- 19% IPCA+
- 9% Pré-fixados
- 15% Exterior
Perfil Moderado
- 32% Pós-fixados
- 23% IPCA+
- 10% Pré-fixados
- 15% Exterior
- 15% Fundos Imobiliários
- 5% Ações
Perfil Arrojado
- 23% Pós-fixados
- 16% IPCA+
- 11% Pré-fixados
- 15% Exterior
- 20% Fundos Imobiliários
- 15% Ações
Essas recomendações ajudam a mitigar riscos e aproveitar as oportunidades do cenário atual. Para uma análise personalizada, a EQI Research disponibiliza um simulador gratuito, auxiliando os investidores a compor a carteira mais adequada ao seu perfil, inclusive indicando os tickers (código de negociação em bolsa) de FIIs e ações que devem compor a carteira.
Você leu sobre a Carteira Recomendada de Renda Fixa da EQI Research de fevereiro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!