Quando se fala em Previdência Privada como investimento, normalmente pensamos somente no longo prazo, mais especificamente na aposentadoria, não é mesmo?
Porém, os planos de previdência privada são excelentes ferramentas também em outras situações, como redução de base tributária, poupança programada e planejamento sucessório.
Planos de Previdência Privada: planejamento e educação financeira
Investir em previdência privada é uma excelente forma de planejamento financeiro. Seja por meio de débitos programados na conta, ou por boletos, o fato é que, ao contratar um plano de previdência, você se obriga a ter a disciplina de fazer aportes mensais.
Planos de Previdência Privada: Redução de Imposto de Renda
Uma das maiores vantagens do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), modalidade de previdência privada, é a possibilidade de redução do Imposto de Renda. As contribuições feitas ao PGBL podem ser deduzidas do IR até um limite de 12% da renda bruta anual, o que pode representar uma economia significativa no pagamento de impostos.
Veja este exemplo:

Planos de Previdência Privada: Proteção Patrimonial
Os recursos investidos em um PGBL são protegidos contra ações de execução fiscal, o que significa que eles não podem ser facilmente acessados por credores em caso de problemas financeiros.
Diversificação de Investimentos
Ao optar por um PGBL, você tem a oportunidade de diversificar os seus investimentos. Os planos PGBL geralmente oferecem uma ampla gama de opções de investimento, desde Renda Fixa até Renda Variável, permitindo que você escolha a estratégia que melhor se adapta ao seu perfil de investidor.
Rentabilidade ao longo do tempo
Os investimentos em Previdência Privada têm a vantagem de poderem se beneficiar dos juros compostos ao longo do tempo. Quanto mais cedo você começar a investir em um PGBL, maior será o potencial de acumulação de patrimônio.
Planejamento Sucessório
Os planos de previdência privada também são instrumentos eficientes de planejamento sucessório. Isso porque esses recursos não entram no inventário, o que facilita o processo de partilha dos bens.
Ou seja, mesmo que você não venha a desfrutar de suas reservas, os seus herdeiros terão direito ao seu plano. Inclusive, esses recursos poderão ajudar a pagar as custas do processo de inventário.
Prazo para ganhos fiscal
Dia 31 de dezembro é a data limite para que esse benefício fiscal fique disponível para a sua declaração do IR ano que vem.
Mas não esqueça que este costuma ser um mês mais curto, com seguradoras entrando em recesso de fim de ano.
Minha recomendação: tome o dia 15 como data-limite para não perder a oportunidade!

Fale com um especialista
Investir em planos de Previdência Privada, incluindo PGBL, requer um entendimento sólido das opções disponíveis, do mercado financeiro e dos seus objetivos financeiros pessoais. É aqui que a assessoria especializada desempenha um papel fundamental. A nossa equipe de assessores patrimoniais experientes irá criar a melhor estratégia de investimento, considerando os seus objetivos e todas as necessidades financeiras específicas. Fale com a EQI!