Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Perfil de investidor: a importância de conhecer seus limites

Perfil de investidor: a importância de conhecer seus limites

Júlia Wazlawick

Júlia Wazlawick

07 Set 2022 às 09:40 · Última atualização: 08 Set 2022 · 8 min leitura

Júlia Wazlawick

07 Set 2022 às 09:40 · 8 min leitura
Última atualização: 08 Set 2022

foto de pessoa segurando cartaz com ponto de interrogação sobre o rosto

O perfil de investidor é um dado fundamental, mas que muitos às vezes ignoram. Ele é uma classificação adotada por bancos e corretoras para facilitar a escolha de ativos para sua carteira que tenham a ver com seu perfil. Ou seja, que estejam dentro das suas expectativas de riscos e retornos e que ajudem você a atingir seus objetivos.

Mas qual a importância de saber seu perfil de investidor? É o que veremos a seguir.

O que é o teste de perfil de investidor?

Esse teste também é chamado pelo seu nome “chique” o Suitability, que sua tradução seria algo como “aptidão”. Você “serve” para aquela categoria, aquele cargo, aquela função, você tem a capacidade.

Esse teste é um formulário rápido, com perguntas básicas e pode ser encontrado em qualquer lugar da internet de forma gratuita, além de ser aplicado pelas corretoras quando um cliente abre a sua conta.

Apesar de simples, esse teste consegue apontar qual seu perfil de investidor e é de extrema importância. Ele chega a ser um primeiro passo para os investimentos, inclusive antes da reserva de emergência.

Ele tem como base três pilares:

  • Rentabilidade
  • Liquidez
  • Segurança

Com o teste, conseguimos mapear o nível de importância de cada um dos pilares para você e assim definir seu perfil de investidor.

É difícil ser um investidor que tenha os três pilares muito altos e avançados no mercado, principalmente os iniciantes. Portanto, na hora de decidir, é normal que você renuncie um pouco a parte da segurança, da liquidez ou da rentabilidade. O que você escolher para ser deixado um pouco de lado tem a ver com o seu perfil de investidor.

Vou te dar um exemplo:

Um investidor com muito foco em rentabilidade e não se preocupa em abdicar da segurança, acaba preferindo investimentos de renda variável como a bolsa de valores. Já um investidor que faz questão de muita segurança, mesmo que lhe custe maiores rentabilidades, tende a preferir investimentos de renda fixa.

Por que o teste é importante?

Existem várias opções de caminhos a se seguir com investimentos, mas nem todas são interessantes para você. A verdade é que não existe melhor ou pior investimento, existe aquele que é mais adequado para o que você deseja.

Sabendo o seu perfil de investidor, você consegue ser direcionado para quais são os melhores investimentos para seu perfil.

Podemos pensar como se fossem produtos de cabelo. Existem milhares, com diversas funções (para cabelos secos, oleoso, finos, grossos, lisos, cacheados). Você pode ser uma lisa com raiz oleosa, uma cacheada com a raiz seca. Existem diversas combinações que podem ser feitas para atender seu cabelo, mas elas só serão eficazes em deixá-lo lindo se forem de acordo com seu perfil de cabelo. Deu para sacar?

Podemos seguir nessa metáfora para falar de diversificação. Um cabelo bonito e saudável não depende de apenas um shampoo para uma característica.

Às vezes sua raiz é oleosa, mas a sua ponta é seca, assim o indicado é usar tanto o shampoo para raiz oleosa quanto um condicionador para cabelos secos. Além disso, vem a máscara de hidratação, usada uma vez na semana para recuperar o cabelo quando o condicionador não está dando conta sozinho. Se você ficasse só com o shampoo, talvez seu cabelo não crescesse tanto.

Voltando aos investimentos, em resumo é: nada de colocar todo o seu dinheiro em um lugar só. O mais indicado é diversificar, isto é, distribuir seu dinheiro em diferentes modalidades, para aumentar suas chances de ter bons resultados e suavizar os riscos.

Quais os tipos de perfil de investidor?

Perfil conservador

Esse é o investidor que entre os 3 pilares, dá muito foco para segurança.

Essa pessoa prefere investir em opções que oferecem baixo risco. Isso acaba influenciando seus objetivos, que estão normalmente focados em preservar seu patrimônio.

Normalmente, são pessoas que estão começando agora e não se sentem à vontade para arriscar, ou então pessoas mais velhas que já acumularam um bom patrimônio e tem o foco em apenas preservá-lo.

Perfil arrojado

Os arrojados costumam ser mais experiente e não se abalam facilmente por eventuais perdas, porque entendem que uma certa exposição ao risco pode ser compensada com melhores ganhos no final.

Apesar do perfil arrojado ser associado apenas à bolsa de valores, essas pessoas adotam estratégias muitas vezes associadas com investimentos menos arriscados, justamente para compensar eventuais perdas.

Ou seja, renda fixa está presente em praticamente todos os perfis, pois é a base para a proteção de capital, inclusive a reserva de emergência que falarei sobre nas próximas semanas.

Perfil moderado

Seria como um meio-termo entre quem é conservador e quem é arrojado. O investidor moderado é uma pessoa que ainda mantém forte interesse pela segurança, mas está disposta a renunciar parte dela para ter retornos melhores.

Outros

Existem também outros perfis que não são encontrados no teste, mas encontrados no mercado.

Como, por exemplo, os super conservadores, com medo até mesmo de oscilações dos títulos de renda fixa e por isso investem apenas em ativos atrelados ao CDI.

Há ainda quem tem tanto medo de investimentos que prefere deixar na poupança, sem saber que, na verdade, acaba caindo numa armadilha em que realmente se perde dinheiro, já que o rendimento da poupança, às vezes, fica abaixo da inflação, diminuindo o poder de compra.

Por outro lado, existem os investidores malucos, que operam sem aversão ao risco e sem estratégia e embasamento. Eles investem a partir de achismos e rumores que ouvem por aí. Esse perfil é extremamente perigoso, e se é o seu caso, procure um profissional do mercado para te ajudar!

Fiz o teste, e agora?

Agora é hora de montar sua carteira! Conte com ajuda de um assessor para tirar suas dúvidas. Veja abaixo as carteiras recomendadas da EQI Investimentos de acordo com cada perfil de investidor:

Gráficos com carteiras recomendadas de acordo com perfil de investidor
Fonte: EQI

Resumindo o que normalmente cada um dos perfis investem, podemos citar:

Carteira do investidor conservador

Espera-se que o investidor conservador invista seu dinheiro em investimentos de renda fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito (LCI e LCA).

Carteira do investidor arrojado

O investidor arrojado pode investir em ações, FIIs, índices, moedas, commodities, BDRs, ETFs etc. Não é à toa que muitas pessoas arrojadas vivem da bolsa profissionalmente, são chamados de traders.

Um detalhe importante é que, mesmo sendo arrojado, você não precisa fugir da renda fixa. A indicação de profissionais é que você ainda invista um percentual menor em títulos de renda fixa, mas ainda focar a maioria em produtos de renda variável, diversificando entre eles.

Carteira investidor moderado

Uma ideia é combinar títulos de renda fixa com o investimento em ações e FIIS, por exemplo, desde que tenham menor risco de perda.

O ideal é que você invista parte em títulos de renda fixa, diversificando entre prazos diferentes, e outra parte em renda variável, diversificando os setores e tipos de título.

Ficou interessado em montar sua carteira de acordo com seu perfil? Com a ajuda dos nosso time, você pode investir nos melhores ativos do mercado e contar com análises
aprofundadas.

Lembrando que seu perfil de investidor pode mudar com o passar dos anos, então é importante refazer o teste de tempos em tempos.

Independente do seu perfil de investidor, a educação financeira é a chave para a evolução. Se você também pensa assim e quer continuar aprendendo mais sobre investimentos, não deixe de conferir meus próximos posts.

Por Júlia Wazlawick, assessora de investimentos, influenciadora e criadora de conteúdo sobre finanças e educação financeira.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias