Comemorado neste sábado, em 20 de julho, o Dia Internacional da Amizade, o famoso Dia do Amigo, foi uma data criada na Argentina e atualmente é comemorada em muitos países.
Para quem acredita na frase “amigos, amigos, negócios à parte”, misturar trabalho com relacionamentos interpessoais pode não dar certo, mas essa não é uma regra. É possível estabelecer relacionamentos comerciais bem-sucedidos com amigos.
Dia do Amigo: história
Adotado primeiramente em Buenos Aires, na Argentina, o Dia do Amigo é comemorado desde 1999 no país e é uma das celebrações mais festejadas.
O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) foi o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade.
A ideia veio com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. O fato de chegar à Lua significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios que pareciam inalcançáveis. Para ele, o projeto Apollo 11 representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Com campanhas do próprio Febraro, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade aos poucos passou a ser comemorado em outros lugares e atualmente quase todo os países celebram a data.
Quando é o Dia do Amigo?
Não só em 20 de julho, comemorar as amizades é sempre bom, mas não apenas em um dia, existem três datas diferentes para celebrar essas relações, confira:
- 18 de abril – Dia Nacional do Amigo: apesar de não ser uma data oficial, estabelecida por lei, esse é o dia mais popular celebrado no Brasil.
- 20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade: celebrado em diversos países, o dia de hoje foi escolhido compartilhando a data de chegada do homem à Lua, mostrando que a união faz a força.
- 30 de julho – Dia Internacional da Amizade: a data foi escolhida pela ONU em 2011 para celebrar a importância da amizade no convívio social.
Amigos nos negócios
Confira agora quais foram os amigos da vida que criaram negócios juntos, sem negócios à parte, vai tudo junto dentro da amizade.
Ben Cohen e Jerry Greenfield
Tendo somente quatro dias de diferença de idade, Cohen e Greenfield se conheceram nas aulas de ginástica no colégio em 1963. Com uma amizade desde a infância, a dupla compartilhou muitos momentos, inclusive a paixão pela comida.
Sempre juntos, eles fizeram um curso de fabricação de sorvete e 1977. Já no ano seguinte, imbatíveis, eles investiram US$ 12 mil e abriram a primeira unidade da sorveteria Ben & Jerry’s que até hoje é sucesso ao redor do mundo.
Bill Gates e Paul Allen

Também amigos desde os tempos de escola, Bill Gates e Paul Allen dividiam juntos a paixão por computadores e seus sistemas. Bill Gates decidiu que iria estudar na Universidade de Harvard e Allen, como dupla inseparável, o acompanhou.
Foi assim que eles começaram a organizar juntos suas ideias de negócios. Incentivado pelo amigo, Gates largou a universidade e eles criaram a Microsoft (MSFT ; MSFT34), hoje, uma empresa de bilhões de dólares que está entre as 7 Magníficas do mundo.
Bill Hewlett e David Packard
Consolidando a parceria após serem colegas de Engenharia em Stanford, nos Estados Unidos, Hewlett e Packard fizeram uma viagem de acampamento após a formatura e assim construíram uma grande amizade.
Anos mais tarde, em 1939, incentivados pelo professor Fred Terman, começaram a Hewlett-Packard, mundialmente conhecida hoje como HP (HPQ ; HPQB34).
Rony Meisler e Fernando Sigal
Quem faz amizade em academia? Meisler e Sigal se conheceram assim. A dupla notou que muitos homens treinavam exatamente com o mesmo modelo de bermuda, já tendo visão de mercado.
Sem noção de moda, mas com um espirito empreendedor, os amigos resolveram testar a demanda do mercado e desenvolveram bermudas com o slogan “Be yourself but not always the same” (“seja você mesmo, mas não sempre o mesmo”, em tradução livre).
E foi assim que nasceu a Reserva, em 2004, a marca conhecida pelo logo do passarinho. Atualmente, após 20 anos, a companhia conta com mais de 200 lojas físicas e faz parte do grupo Arezzo&Co (ARZZ3).
Steve Jobs e Steve Wozniak
Além da criação da Apple (AAPL ; AAPL34), Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a companhia de tecnologia justamente por conta de seu elo em comum. Bill Fernández, vizinho e amigo de infância de Wozniak e colega de escola de Jobs, foi quem apresentou os dois amigos. Quando a dupla decidiu fundar a empresa, Fernández foi o primeiro funcionário a ser contratado, auxiliando a dupla no desenvolvimento dos primeiros computadores.
Wozniak é considerado o engenheiro eletrônico mais rico e famoso do mundo. Considerado cofundador da Apple, foi ele quem construiu o Apple 1 e o Apple 2. Além de ter sido convencido por Jobs a se demitir de seu trabalho na HP para que eles fundassem a sua própria companhia.
Warren Buffett e Charlie Munger
Amigos e sócios, Munger, falecido em 2023, foi vice-presidente do conglomerado Berkshire Hathaway (BRK.A ; BERK34), comandado por Buffett. Charlie, como era conhecido, começou a trabalhar cedo na mercearia Buffett & Son, que era do avô de Warren Buffett.
Apesar da conexão com o avô, a dupla se conheceu anos depois em uma confraternização no Johnny Café, em Omaha, em 1959, quando um amigo em comum os apresentou durante um jantar e houve afinidade na hora.
Para além de sócio de Buffett, Munger se valia de conceitos relacionados à psicologia para entender o comportamento dos investidores e ter prognósticos sobre o mercado. Com a amizade, no entanto, Buffett criou sua companhia sozinho e anos depois convidou o amigo para se juntar a vice-presidência da companhia. Para o empresário Munger era apenas Charlie, seu amigo.
Após o falecimento de Munger no ano passado, Buffett homenageou o amigo dizendo que ele foi “o arquiteto da Berkshire”.
Todo ano o dono da companhia faz uma carta e na edição deste ano referente a 2023, Buffett dedicou na abertura do relatório anual da Berkshire uma pagina resumindo o legado de Charlie, “parte irmão mais velho, parte pai amoroso”, dedicando o mérito pela ideia da empresa como ela é hoje.
- Leia também: Os 10 ensinamentos de Charlie Munger
Steve Ballmer e Bill Gates
Vindos de uma amizade de longa data desde Harvard, Ballmer é ex-assistente pessoal de Gates, tendo começado na companhia em 1980, e chegou ao cargo de CEO da Microsoft em 2000, se aposentando em 2014.
O executivo é o único bilionário no top 10 mais ricos na lista da Forbes a não ter fundado uma companhia que o tenha enriquecido.
Elon Musk e Jared Birchall
Considerado o braço direito de Musk, Birchall é quem administra toda a fortuna do homem mais ricos do mundo. Birchall é uma das pessoas mais importantes no circulo de Musk já que é ele quem cuida da gestão de patrimônio do dono da Tesla (TSLA ; TSLA34) através da Family office Excession, além de comandar muitos dos gerenciamentos pessoais de Musk.
Com tanto dinheiro, ideias e falta de tempo, certamente o bilionário precisa de alguém para gerenciar tudo, planejar viagens, cuidar dos imóveis, babás e seguranças, e até mesmo fazer contatos com banqueiros. No caso de Musk, essa pessoa de confiança é o Birchall.
Você leu sobre Dia do Amigo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!