Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Unilever planeja separar sua unidade de sorvetes, incluindo Ben & Jerry’s

Unilever planeja separar sua unidade de sorvetes, incluindo Ben & Jerry’s

As ações da gigante de bens de consumo Unilever (UL; ULEV34) subiram significativamente nesta terça-feira, após o anúncio de que a empresa planeja separar sua unidade de sorvetes do restante de suas operações. Essa divisão da companhia engloba marcas como Ben & Jerry’s e Magnum, entre outras.

Espera-se que as mudanças propostas afetem cerca de 7.500 funções predominantemente de escritório em todo o mundo, com custos totais de reestruturação agora previstos em cerca de 1,2% do volume de negócios do grupo nos próximos três anos (acima dos cerca de 1% do volume de negócios do grupo comunicados anteriormente)“, segundo um comunicado divulgado.

A empresa anunciou que a reestruturação terá início imediato e está prevista para ser concluída até o final de 2025. A estimativa é de uma economia total de custos de cerca de 800 milhões de euros, equivalente a 868,3 milhões de dólares.

Publicidade
Publicidade

Separação da unidade de sorvetes

A Unilever disse que a reestruturação permitiria que ela se tornasse “uma empresa mais simples e focada”, com quatro divisões de negócios distintas: beleza e bem-estar, cuidados pessoais, cuidados domésticos e nutrição.

A empresa também afirmou que sua divisão de sorvetes, que alcançou receitas de 7,9 bilhões de euros em 2023, teria um desempenho aprimorado como uma entidade comercial independente. Esta divisão representou aproximadamente 13% dos 59,6 bilhões de euros em receita total da Unilever no mesmo ano.

A Unilever afirmou que os planos para a separação ainda estão em fase de definição, mas que uma “separação é a opção mais provável“. Os custos associados à transição serão determinados após uma decisão final ser definida.

Reestruturação da Unilever

A mudança é o elemento mais radical de uma reforma mais ampla liderada pelo CEO Hein Schumacher, que assumiu o comando da empresa em julho de 2023.

Nos últimos anos, a Unilever tem enfrentado crescentes pressões, inclusive de investidores, para reestruturar seu negócio diante das significativas oscilações no preço das ações. No ano anterior, as ações da empresa apresentaram uma queda de cerca de 6%.

Chris Beckett, chefe de pesquisa de ações da Quilter Cheviot, levantou questionamentos sobre o impacto que a reestruturação teria no desempenho global da empresa.

A divisão em questão é reconhecida por apresentar um crescimento inferior em comparação com o desempenho global da Unilever, o que sugere que a separação pode não ter um impacto significativo na trajetória de crescimento da empresa“, observou Beckett.

Preocupação com a Ben & Jerry’s

A marca Ben & Jerry’s também se mostrou uma fonte de preocupação para a empresa, adotando uma postura ativa em várias questões políticas.

Em 2023, a Unilever enfrentou uma ação judicial nos EUA alegando que havia enganado os investidores ao não divulgar imediatamente a decisão da Ben & Jerry’s de interromper a venda de sorvete nos territórios palestinos ocupados por Israel. O caso acabou sendo arquivado, conforme relatado pela Reuters.

No início do ano, a empresa também enfrentou reações adversas devido aos apelos da Ben & Jerry’s para a devolução de terras indígenas consideradas “roubadas” nos Estados Unidos.

Terry Smith, diretor-gerente do décimo maior acionista da Unilever, Fundsmith, expressou opinião favorável à reestruturação, descrevendo a Ben & Jerry’s como uma “pedra no sapato” do negócio de sorvetes.

Você leu sobre os sorvetes Unilever. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!