Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Money Week
Notícias
Os segredos do sucesso: confira quais são eles

Os segredos do sucesso: confira quais são eles

Para muitos não há uma fórmula para o sucesso, mas sempre há desafios que fazem as pessoas crescerem no mercado de trabalho. Paciência e resiliência podem ser algumas virtudes desejadas por quem ainda está começando a trilhar sua carreira, mas afinal, quais são os segredos do sucesso?

Na Money Week, evento da EQI Investimentos, realizado na última sexta-feira (2), em Balneário Camboriú, Santa Catarina, “Os segredos do sucesso” foi tema em palestra com Andrea Freire Hoppe Martins, presidente Latam da Stanley e Heloisa Glad, executiva C-Level. Confira um pouco do que rolou.

Mas, afinal, o que é o sucesso?

“O sucesso é sempre uma consequência, não é algo que a gente busca”, explica Andrea. Clareza, dedicação e perseverança são as palavras-chave entre os segredos do sucesso. “Outro ponto é agarrar a oportunidade, enxergar aquilo que as outras pessoas não estão enxergando”, aponta ela.

Andrea relembra que não são apenas as oportunidades na carreira, mas também em projetos, em saber se portar e em enxergar a carreira com empreendedorismo. Para ela, ter essa visão vai além de saber “quando vai ser o próximo curso de treinamento”. “Acho que ser empreendedor na carreira, em relação ao que se faz na empresa é uma coisa, mas ser empreendedor da sua própria carreira é um caminho”, reforça.

Quais são os pontos de decisão?

Saber os pontos de decisão para construir sua carreira, seja profissional ou pessoal, é o start para quem busca sucesso no que escolhe fazer. De acordo com Andrea, a clareza na mente e na carreira é saber tomar decisões coerentes com o que se busca.

Para Heloisa Glad, executiva C-Level, seu sonho de vida era ser bailarina, mas com problemas nos tendões aos 17 anos, ela descobriu que não poderia seguir na carreira. “Se o que eu mais queria fazer na vida não vai dar certo, então, em qualquer coisa que eu escolher fazer na vida eu vou me dar muito bem!”, ela conta, explicando que colocou isso na cabeça e se determinou a ter sucesso ao cursar administração.

“A questão do empreendedorismo não é só sobre criar uma empresa, mas sim sobre o sentimento de ser dono daquilo que você faz e isso faz muita diferença”, comenta a executiva. Segundo ela, as melhores conquistas geralmente não são fáceis, mas demandam alguns sacrifícios que nos fazem aprender, e é daí que vem a necessidade da perseverança.

Os segredos do sucesso: adaptação

De acordo com Heloisa, que já assumiu posição de liderança em uma companhia na República Dominicana, entrar em outra cultura no exterior também é uma experiência que diferenciou seu estilo de liderar. “Você tem sua essência como líder, mas tem que saber se adaptar. O que você consegue abrir mão como líder ou não?”, questiona.

Não ter medo de mudar, ter coragem para assumir desafios e abrir mão da vaidade de um cargo também são pontos que um profissional precisa aprender a lidar. “São experiências que eu não teria tido se não tivesse resiliência e coragem para saber corrigir o erro e valorizar o aprendizado”, complementa a executiva.

Qualidades essenciais para um líder

A primeira qualidade de um líder, segundo Andrea, é entender os contextos com seus liderados. De acordo com a presidente Latam da Stanley, a flexibilidade de liderança, adaptável à situação e ao contexto, é uma qualidade essencial: é preciso se adaptar às difereças culturais, de forma a instigar os liderados a buscar os mesmos objetivos, mesmo com ideias e atitudes diferentes.

Outro ponto que ela ressalta é a empatia: “é preciso entender o que motiva o liderado”, afirma. Andrea aponta ainda que a ética e transparência seguem lado a lado neste momento.

Para Heloisa, uma das maiores qualidade de liderança é ter a capacidade de comandar pessoas de forma multicultural e multigeracional, pois há culturas trabalhistas se misturando no mundo todo atualmente. “A grande oportunidade que temos é a de unir essas pessoas de forma que todas possam contribuir para a empresa. As discussões de negócios deveriam ser feitas mais em forma de questionamento para haver construção”, explica ela sobre a importância das trocas e adaptações.

A executiva ressalta também a importância da curiosidade. “Esse é um momento de informações e coisas novas que estão surgindo no mercado. Agora, a questão é captar essas informações dentro de uma equipe para trazer melhores resultados no final”, complementa.

Confira também outras palestras da Money Week:

Você leu sobre o painel sobre os segredos do sucesso na Money Week. Para ter acesso à versão online e gratuita do evento, com a íntegra de todos os painéis, você pode fazer seu cadastro neste link. Participe!