Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Money Week
Notícias
“Volatilidade é oportunidade, agora é hora de comprar tudo”, diz Roberto Sallouti, CEO do BTG

“Volatilidade é oportunidade, agora é hora de comprar tudo”, diz Roberto Sallouti, CEO do BTG

“O Brasil está se afogando num copo d’água”. Assim Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, definiu o cenário atual do país, de dólar batendo altas recordes, insegurança com o fiscal e expectativas de inflação desancoradas.

Durante a Money Week, evento da EQI Investimentos, Salloutti afirmou que a volatilidade que o mercado vive hoje decorre de eventos que poderiam, na realidade, ser evitados.

“Hoje tivemos o dado do payroll, do mercado de trabalho americano, que veio muito fraco. Ou seja: a taxa de juros americana vai começar a cair. Há 60 dias, todos estavam certos de que o endividamento do Brasil iria cair. Mas a gente se autopuniu”, diz.

“A gente mudou a meta fiscal. O Comitê de Política Monetária (Copom) teve um voto dividido que criou polêmica. Teve mudança no comando da Petrobras, com ingerência política voltando. E uma série de discursos criticando a independência do Banco Central. As expectativas se deterioraram de tal maneira que estamos deixando de aproveitar um cenário externo muito bom”.

Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos, também presente ao painel da Money Week, reforça a visão. “Eu uso sempre essa frase: ‘o Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade’. O potencial de queda de juros dos EUA poderia estar jogando o dólar para baixo e nossos juros para baixo. Mas isso não acontece pelos ruídos de Brasília, porque o capital tem muito medo de insegurança, de incerteza. Se você fica o tempo todo ameaçando não cumprir o arcabouço, o dinheiro fica com medo”.

Para Roberto Sallouti, é preciso algum sinalização muito forte do governo de comprometimento com o fiscal para reverter a situação. “Hoje está em xeque se o que foi proposto vai ser respeitado. É preciso uma ação concreta, alguma mudança estrutural, porque se não resolver a expectativa, a gente vai voltar a falar em subida de juros”, avalia.

A carteira de Sallouti: no que investir agora?

Questionado sobre quais os investimentos recomendados em tal cenário, Roberto Sallouti afirma que tudo depende do prazo que o investidor possui. E se prazo for longo, o contexto atual é de oportunidades.

“A volatilidade de hoje é o Brasil sendo o Brasil. Mas vamos usar essa volatilidade a nosso favor. É hora de comprar tudo. Está tudo barato. Se você tiver tempo e paciência, tem ação de empresa boa, fundo imobiliário, fundo de infraestrutura, tudo barato. Se você for olhar a carteira lá para o final de 2026, compra tudo. Se for checar no celular todo dia, não compra. Eu gosto de longo prazo”, recomenda.  

O CEO do BTG pondera que, apesar da visão de curto prazo ruim para o país, no longo prazo a expectativa é boa.

“Dentro dos ciclos políticos normais, o Brasil vai melhorar, vai aumentar a segurança jurídica e tributária. Nós acreditamos nisso, tanto que seguimos investindo com o banco. Volatilidade é oportunidade. Como acredito sempre no longo prazo, estou comprando tudo, porque está tudo barato”, enfatiza.

Tecnologia no mercado financeiro

Dizendo-se um otimista com o país, Sallouti falou também na Money Week sobre o Inteli, Instituto de Tecnologia e Liderança, que, segundo ele, é o que lhe dá mais satisfação no momento.  

O Inteli é uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos, localizada em São Paulo, que visa a formação de lideranças em tecnologia. 

“A gente gosta de reclamar do Brasil. Meu pai chegou com passaporte de refugiado, sem saber falar português e hoje eu estou aqui. Se eu falar mal do Brasil, eu estou muito errado. Então, no BTG temos essa preocupação, de deixar um legado. Por isso criamos o Inteli, uma faculdade de ponta em tecnologia, para formar engenheiros que entendam de negócios e finanças”, conta.

Você leu sobre a visão de Roberto Sallouti para o cenário macro. Para ter acesso à versão online e gratuita do evento, com a íntegra de todos os painéis, você pode fazer seu cadastro neste link.