Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Money Week
Notícias
Eleição em São Paulo pode mudar o Brasil, diz Marina Helena, candidata à prefeitura

Eleição em São Paulo pode mudar o Brasil, diz Marina Helena, candidata à prefeitura

A delicada relação entre política e mercado foi debatida durante a Money Week, evento de educação financeira e investimentos, promovido pela EQI nesta sexta-feira (2) em Balneário Camboriú, Santa Catarina. No painel que explorou o tema, estiveram presentes Marina Helena, economista e candidata à Prefeitura de São Paulo pelo partido Novo; Vinicius Poit, CEO da Estímulo; e Arthurito Faria Lima, influencer.

Quem não gosta de política e está feliz sendo governado por aqueles que se interessam? Vinicius Poit começou as discussões com esta provocação. Ele falou sobre a importância de a população não necessariamente gostar, mas minimamente entender de política e mercado. “Para mim, o pior é não se envolver na política”, afirma ele, lembrando que quem manda no país é quem vai taxar tudo, do agro às compras. “Tudo depende dos nomes que estão lá em cima”, diz.

Política e mercado: como decisões impactam a economia?

A intervenção política em empresas privadas foi outro tema explorado por Marina Helena. Ela citou a privatização da Eletrobras, as ingerências na Vale e na Petrobras, salientando o quanto a participação do estado dificulta o crescimento das empresas. “Mas, afinal, o que o governo tem de participação no setor privado? São ‘só’ 700 empresas”, ela destaca.

Segundo a candidata à prefeitura, há uma preocupação crescente com o fiscal, mas, para ela, mais alarmante ainda é a intervenção nas empresas. “Qualquer mexidinha do Estado nessas empresas impacta muito”, afirma. “No Brasil, pagar imposto não significa ajudar as pessoas, mas sim dar dinheiro para o governo.” De acordo com Marina Helena, quanto maior o estado, mais fácil é para aqueles com poder acessar e usar de maneira incorreta os recursos.

Poit comenta que o mercado trabalha com expectativas e que cada ação ou fala errada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva impacta os juros futuros e o dólar. Entre outros exemplos, ele citou a participação recente do vice-presidente, Geraldo Alckmin, em evento com o líder do Hamas.

“Os prefeitos e vereadores que forem eleitos serão os que vão decidir os deputados e senadores, isso é um fato. Onde não se tem vereador, não se tem com quem falar. Isso tudo determina e vai determinar como será o nosso Congresso”, relembra Marina Helena. Para ela, o resultado das urnas em São Paulo será uma sinalização muito importante para o país como um todo.

Você leu sobre política e mercado. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!