Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Planilha de Ativos: invista como Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos

Planilha de Ativos: invista como Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos

Se você deseja ter sucesso nos seus investimentos, fazer uma boa análise antes de tomar qualquer decisão é essencial. Quando falamos de ações, existem diversos indicadores fundamentais que devem ser considerados para escolher os melhores ativos de acordo com seu perfil de investidor.

Uma das ferramentas mais eficazes para essa análise é a Planilha de Ativos, que compila os principais indicadores utilizados pelos grandes investidores do mercado, ajudando você a tomar decisões mais embasadas e com maior independência.

Com essa planilha, você não precisa depender de recomendações alheias ou palpites duvidosos. Basta utilizá-la para identificar as melhores oportunidades de investimento e construir uma carteira forte e diversificada. Confira!

foto planilha de ativos

O que você encontra na Planilha de Ativos?

A planilha, elaborada pelo CEO da EQI Investimentos, Juliano Custodio, traz de forma simples e intuitiva todos os indicadores necessários para que você faça uma análise aprofundada e assertiva. Além disso, permite buscar empresas diretamente pelo ticker (código de negociação na bolsa), otimizando o processo de seleção de ativos.

“Com o uso da planilha, fica mais fácil ranquear as empresas conforme dados fundamentalistas, utilizando a Fórmula Mágica de Greenblatt”, afirma Juliano Custodio. A Fórmula Mágica de Greenblatt ajuda a identificar empresas que possuem alto valor e fundamentos sólidos, mas que estão sendo negociadas a preços atrativos.

Indicadores presentes na planilha:

  • Dividend Yield (DY): Mede o rendimento dos dividendos pagos pela empresa em relação ao preço da ação. Quanto maior, melhor para o investidor.
  • P/L (Preço/Lucro): Mostra a relação entre o preço da ação e o lucro da empresa nos últimos 12 meses.
  • P/VP (Preço sobre Valor Patrimonial): Indica se a empresa está sendo negociada acima ou abaixo do seu valor patrimonial.
  • P/Ativos (Preço sobre Ativos): Preço de uma ação dividido por seus ativos totais. Ou seja, quanto do preço alocado para a empresa produzir.
  • Margem Bruta: É a divisão do Lucro Bruto pela Receita Líquida. Indica o que sobra para a empresa depois de pagar os custos do produto ou serviço.
  • Margem EBIT: É o EBIT dividido pela Receita Líquida. Indica a porcentagem de cada R$ 1 de venda que sobrou após o pagamento dos custos dos produtos/serviços vendidos, das despesas com vendas, despesas gerais e administrativas.
  • Margem Líquida: É a divisão do Lucro Líquido pela Receita Líquida. Indica como a empresa gera lucro depois de todos os custos.
  • P/EBIT (Preço sobre EBIT): Preço da ação dividido pelo EBIT por ação. O EBIT é o lucro antes das despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização. É uma boa aproximação do lucro operacional da empresa.
  • EV/EBIT (Enterprise Value sobre EBIT): O EV é o custo para se comprar a empresa somada a suas dívidas, ou seja, o custo total para ter a empresa. Assim, temos o preço da empresa, dividido pelo lucro operacional.

A planilha também apresenta os setores de cada empresa, ajudando na diversificação da sua carteira, com classificação por segmentos, como alimentício, transportes, shoppings, energia, mineração, entre outros.

Ao usar a planilha, você poderá fazer a sua própria seleção de ações ou, então, optar por rankings pré-programados na aba “Screener” (triagem): Magic, Magic Lucros, Baratas, Sólidas, Mix, Dividendos ou Graham.

Planilha de Ativos do Juliano Custodio

A Fórmula Mágica

Nos rankings pré-selecionados, os critérios são selecionados automaticamente, de acordo com a intenção, como “Baratas”, “Mix” (diversificação entre os indicadores), Dividendos (boas pagadoras de proventos) e Sólidas (empresas consolidadas). Mas cabe a explicação para Magic, por exemplo. Nela, o critério é baseado no livro “A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações”.

O foco são empresas com a melhor combinação de alta rentabilidade com um valuation atrativo. Uma carteira seguindo esse ranking comprovadamente gera um retorno acima da média do mercado.

O livro é uma das leituras obrigatórias para quem está começando no mundo dos investimentos e também para investidores experientes que querem aumentar seu leque de opções no mercado financeiro.

Nele, o autor apresenta uma fórmula simples que promete trazer ganhos acima da média nos investimentos de longo prazo. Basta ter disciplina, foco e seguir as recomendações do especialista, que utiliza matemática básica para provar seus argumentos.

Como dito, a meta é buscar os melhores negócios, a preços atrativos.

O investidor inteligente, de Benjamim Graham

Já o ranking “Graham” se baseia na teoria de Benjamim Graham, considerado o pai do value investing, estratégia que busca no mercado ações de valor, ou seja, papéis de empresas sólidas e com resultados satisfatórios que, por alguma razão do mercado, estão sendo negociadas a preços descontados.

No livro “O Investidor Inteligente”, Graham explicita sua ideia de que frequentemente o preço de uma ação não reflete o real desempenho da companhia.

Por conta disso, muitas vezes o valor pelo qual o ativo é negociado encontra-se abaixo do que realmente deveria ser cotado. Isso abre uma grande lacuna de oportunidade no mercado de ações.

Dê o próximo passo rumo ao sucesso nos investimentos!

Agora que você já sabe a importância de uma boa análise antes de investir, faça o download da Planilha de Ativos do Juliano Custodio e comece a selecionar os melhores ativos para sua carteira.

Clique aqui para baixar agora!

Você leu sobre a Planilha de Ativos de Juliano Custodio. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!