Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
As 5 principais perguntas que todo investidor faz

As 5 principais perguntas que todo investidor faz

Hoje vou falar com você que tem dúvidas ao investir e quer começar a entender melhor o nosso universo do mercado financeiro. Trouxe aqui as 5 principais perguntas que todo investidor faz em algum momento em sua jornada de investimentos, para te ajudar a investir com mais segurança, mais ciente do que está fazendo.  

Vamos lá? 

A primeira pergunta do investidor: Por onde eu começo a investir? 

A resposta é simples, mas muita gente ignora. Antes de pensar em investir em caixinhas, em CDBs, em renda fixa digital, ou em qualquer outra coisa que te ofereçam, você precisa entender se faz sentido investir ou quitar suas dívidas ruins. 

Dívida boa é aquela que é barata e que te ajuda a alcançar objetivos importantes na sua vida. 

Grosso modo, dívida barata é a que custa MENOS do que você ganha investindo o dinheiro em algo extremamente seguro. Se o Tesouro Direto te paga algo na casa de 14% ao ano e sua dívida custa MAIS do que isso, ela não é barata. Se ela custa MENOS do que isso, é uma dívida barata. Teremos tempo para falar mais sobre isso em outro vídeo.  

E a dívida importante é aquela que vai financiar seu estudo, financiar um maquinário que você precisa para trabalhar, por exemplo. Dívidas que geram produção.  

Dívida cara E ruim, portanto, é a dívida que te custa caro e que não te agrega, como a dívida do cartão de crédito para consumir coisas desnecessárias.  
 
Então, se você tem dinheiro e tem uma dívida muito cara, tem que pensar se não vale a pena quitar a dívida. Porque seu dinheiro investido provavelmente não vai render mais do que o dinheiro que você vai perder em juros da dívida. 

Passado esse ponto, vamos falar de reserva de emergência. 

Vai começar a investir, comece pelo dinheiro que você precisa ter guardado em uma aplicação segura e COM LIQUIDEZ diária, para emergências. 

Idealmente 6 meses do valor total de suas despesas. A lógica é simples: se tiver um imprevisto, vai consumir esse dinheiro e não vai precisar pegar uma dívida cara e se enrolar inteiro depois. 

Já falei de reserva de emergência outras vezes e não vou repetir tudo aqui, mas em geral indica-se para esse dinheiro o Tesouro Selic ou um CDB de um banco robusto, seguro, com liquidez diária. 

Só depois de ter essa reserva, aí sim você começa a diversificar e buscar outros investimentos. 

Segunda pergunta do investidor: Qual é o melhor investimento? 

Essa pergunta é muito comum… e chega a ser engraçada. É como perguntar: qual o melhor alimento?  

 A resposta é que não existe um investimento perfeito para todo mundo. 

O melhor investimento depende de algumas coisas, principalmente destas três:  o seu perfil de risco, os seus objetivos financeiros, e o seu prazo de investimento. 

O importante é entender que não existe fórmula mágica. Investir é planejamento e equilíbrio. Eu gosto muito de pensar em carteiras diversificadas, com investimentos para diferentes prazos e objetivos.  

Só para dar um exemplo, se o seu objetivo é construir patrimônio no longo prazo, talvez ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa com ótimos retornos façam mais sentido. Aqui na EQI, o que fazemos é justamente ajudar cada investidor a montar a melhor carteira pro seu objetivo. 

Terceira pergunta do investidor: Investir em ações é arriscado? Posso perder tudo? 

A verdade é: ações têm risco, sim. Mas quase todo investimento tem risco. Aplicações de renda fixa, ao contrário do que muita gente diz, também têm seus riscos.  

Com ações, eu entendo que o mais importante é você ter o mindset certo: de longo prazo. Se você investe em ações um dinheiro que pode precisar no curto prazo, você tá arriscando muito.  

Pode ser que quando você precisar do dinheiro a ação terá caído. E ninguém acerta na mosca a hora perfeita de comprar e vender, não se iluda.  
 
Se você investe para longo prazo, com o tempo suas ações e os dividendos que ganha das ações podem te ajudar a acumular um patrimônio enorme. É o que vemos acontecendo com vários investidores ao longo das décadas.  
 
Portanto, você pode perder dinheiro no curto prazo com ações, principalmente se não diversificar. Mas dificilmente você vai perder tudo, se tiver uma carteira bem montada. 

O maior erro do investidor iniciante é investir em ações com dinheiro que pode precisar no curto prazo.  

Então, sim… ações oscilam. Mas quem investe com estratégia, diversificação e paciência, tende a ter bons resultados. 

Quarta pergunta do investidor: Preciso ter muito dinheiro para começar? 

A resposta aqui é direta: não! 

Hoje, com menos de R$ 150 você já consegue investir no Tesouro Direto e em CDBs, por exemplo. 

O mais importante não é o valor com que você começa, mas sim o hábito de investir regularmente.  Comece com pouco, aprenda no processo, e vá aumentando os aportes conforme sua renda permitir.  
 
Não se desespere se tiver algum revés de curto prazo com algum investimento. Agir no impulso não combina com investimentos.  

Quinta pergunta do investidor: Como evitar cair em golpes financeiros? 

Aqui vai um alerta importante: quando alguém prometer retorno garantido, acima do normal e sem risco… desconfie! Investimento sério não oferece lucro fácil e rápido.  

Sempre confira se a corretora ou a empresa está registrada na CVM e no Banco Central. Aqui na EQI Investimentos, por exemplo, somos registrados, somos também parte do ecossistema de um dos maiores bancos da América Latina, o BTG.  

E nunca invista só porque alguém disse que “é certeza”. Ou porque alguém de confiança contou suas histórias de sucesso. As pessoas omitem suas perdas e amam contar histórias. O que é um bom investimento para uma pessoa e uma família pode não ser para você. 

Duvide também de quem fala mal de um investimento só porque está te vendendo outro. Busque conhecer a fonte das informações que você recebe. 

No mercado financeiro não existe dinheiro fácil e rápido. Existem, sim, oportunidades interessantes, existe planejamento, paciência e estratégia. Com o tempo, vale a pena! 

Bem, essas são cinco dúvidas muito comuns de quem está começando. A gente está aqui pra ajudar você a investir com consciência e estratégia. Até a próxima! 

Por Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos

Você leu sobre as 5 principais perguntas que todo investidor faz.  Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!