Conhecido como um dos maiores playboys cariocas, Jorge Eduardo Guinle gozava do patrimônio privilegiado de sua família, circulando entre os bares e boates mais gourmets da cidade, fazendo “contatinhos” e se tornando o primeiro “promoter” do país.
No filme “Jorginho Guinle: Só se vive uma vez” (2019), disponível no Prime Vídeo, é apresentada uma versão romantizada de Jorge Eduardo Guinle, mas que dá uma ideia de como planejamento financeiro não era mesmo o seu forte.
Sem nunca ter trabalhado na vida, Jorge Guinle foi herdeiro de uma família cuja fortuna teve origem na passagem entre os séculos XIX e XX, com a construção de ferrovias e a concessão do controle do Porto de Santos e negócios expandidos para outras esferas, como o Banco Boavista e o Copacabana Palace.
Exibindo o glamour carioca das décadas de 1920 e 1960, o filme retrata um boêmio, sem qualquer preocupação comum aos meros mortais, que literalmente “tostou” toda uma herança.
Jorginho foi à falência financeira, falecendo, aos 88 anos, curiosamente, em um dos quartos do Copacabana Palace, hotel fundado por sua família. Spoiler: no filme, esta passagem é retratada com Jorge chegando ao céu de limousine. Afinal, só se vive uma vez, não é mesmo?
Quem foi Jorge Guinle?
Jorge, conhecido como Jorginho, orgulhava-se de nunca ter trabalhado em sua vida, conforme revelado em sua autobiografia intitulada “Um Século de Boa Vida”. Ao longo de sua vida, Jorginho casou-se quatro vezes, tendo três filhos de três desses casamentos.
Devido ao seu trânsito na alta sociedade, foi convidado para ser embaixador informal do Brasil nos Estados Unidos durante a ditadura de Getúlio Vargas, além de representante de “assuntos sul-americanos” em Hollywood, a pedido de Nelson Rockefeller.
Ele frequentava os estúdios de cinema, onde se orgulhava de suas conquistas amorosas, como Marilyn Monroe, Rita Hayworth e Jayne Mansfield.
Além disso, Guinle era um grande apreciador de jazz, sendo autor da primeira obra no Brasil sobre o estilo musical.
No fim de sua vida, buscava manter o título de “maior playboy do Brasil”, argumentando que nenhum playboy contemporâneo poderia sucedê-lo, pois todos tinham o “defeito de trabalhar”.
Ele concluiu sua filosofia de vida afirmando que: “O segredo do bem viver é morrer sem um centavo no bolso”.
No entanto, teve tempo de fazer o alerta: “Errei o cálculo e o dinheiro acabou antes da hora”!
Jorge Guinle e o planejamento financeiro
Mas afinal, quanto dinheiro Jorge Guinle perdeu sem fazer um planejamento financeiro? Essa história de “só se vive uma vez” é mostrada no filme com uma pitada de “sem limites”, em que o protagonista vive algo lúdico, sem se preocupar com o dia de amanhã.
O personagem retratado no filme e que realmente foi uma figura icônica do país, nada mais é do que um retrato de tantos brasileiros que gastam sem ter qualquer controle sobre o orçamento.
E é aí que entra o planejamento financeiro. Se você não quiser “errar a conta” e ver o dinheiro acabar antes do tempo, vale se aprofundar no tema!
Afinal, é importante, sim, aproveitar a vida e gastar com carro novo, viagens e festas. A dificuldade é criar um planejamento e ter disciplina para destinar pelo menos alguma parte dos recursos para garantir o futuro e algum conforto na velhice.
Confira aqui alguns materiais que vão te ajudar a se planejar financeiramente:
- Planejador financeiro: alcance sua liberdade de forma mais rápida
- Planejamento financeiro: por onde começar?
- Educação financeira: entenda definitivamente o que é e por onde começar
- Alta renda tem baixo nível de planejamento financeiro, aponta pesquisa
- Como montar um plano de aposentadoria privada? Entenda
- Endividado? Monte seu planejamento financeiro e adquira novos hábitos para atingir suas metas
Caso tenha se interessado pelo filme, “Jorginho Guinle: Só se vive uma vez”, confira o trailer a seguir:
O longa pode ser assistido na plataforma da Amazon Prime e tem duração de 1h31.
Você leu sobre Jorge Guinle. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!