Nesta quarta-feira (08), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, se reuniu e realizou um novo corte da Selic, de 25 pontos-base, levando a taxa básica de juros de 10,75% para 10,50%. A nova queda muda o cenário atual para os investidores, mas afinal, como investir com a Selic a 10,50%?
Para entender melhor, o portal EuQueroInvestir, conversou com Denys Wiese, estrategista da EQI Investimentos e Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários da EQI Research, que listaram quais são as melhores opções de produtos para investir nas próximas semanas. Confira!
Como investir com a Selic a 10,50% na Renda Fixa?
Olhando para os produtos de Renda Fixa, diante dessa continuidade de queda da taxa de juros, os investimentos que mais devem ser prejudicados são os pós-fixados, segundo Denys Wiese, estrategista da EQI Investimentos. Isso tudo porque, quando a Renda Fixa está atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e o CDI cai, ela passa a render menos.
Para o especialista, é desejável que o investidor reduza as posições nessa classe de ativo, mas sem zerar posição. “Ela tem a sua importância dentro de uma carteira de investimentos e serve como uma proteção. Então, é importante a gente ter um bom tanto de pós-fixados, mas neste momento é bom reduzir a importância”, afirma.
Entretanto, há opções como os pré-fixados que, de acordo com Wiese, continuam sendo desejáveis, pois garantem uma taxa de retorno mais alta, ainda que em um cenário de redução de juros.
“O IPCA+ também ganha importância, uma vez que o juro real está bastante alto, em função também do juro norte-americano. Então, o juro real está pressionado, a gente consegue travar boas taxas de retorno real. No cenário de queda faz todo sentido e com a proteção da inflação”, comenta.
Como investir com a Selic a 10,50% na Renda Variável?
Dentro da Renda Variável há as Ações e os Fundos Imobiliários, ambos se beneficiando de um cenário de queda dos juros, segundo Wiese.
De acordo com o estrategista, tanto os Fundos Imobiliários quanto as Ações estão dentro de uma tendência positiva com a queda de juros.
Como investir com a Selic a 10,50% nos Fundos Imobiliários?
Com uma taxa Selic terminal estimada em cerca de 9,50%, Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários da EQI Research, afirma que é esperado um alto movimento no mercado de Fundos Imobiliários.
De acordo com ela, os fundos mais impactados serão os de tijolo. “Se nós conseguirmos visualizar o fechamento dessa curva, a gente pode sim ver um novo momento, um novo ciclo de alta para os fundos de tijolos”, afirma.
Investindo nos Fundos de Tijolos
A analista lembra que ao olhar para os três primeiros meses do ano, é possível observar que eles foram muito bons para o mercado de Fundos Imobiliários. O mês de abril encerrou uma sequência de cinco meses consecutivos de alta no IFIX.
“Abril registrou a primeira queda do ano, com a taxa Selic mostrando que a trajetória pode não ser tão rápida quanto a gente imaginava no começo do ano. Entretanto, a queda da Selic vai sim trazer uma atividade econômica, ela pode impulsionar as operações logísticas e dos shoppings, do varejo. Isso traz alívio para as contas dos fundos que estão endividados, tanto para os fundos quanto para os inquilinos também”, comenta.
De acordo com a especialista, a EQI Research segue buscando Fundos Imobiliários, especificamente de tijolos, com ativos altamente demandados que consigam trazer o repasse em preço de aluguel ao longo do tempo.
Investindo nos Fundos de Papéis
Já nos fundo de papel, a equipe da EQI Research visualiza uma carteira de crédito diversificada e com garantias robustas. “Quando a gente fala de talvez comprar um pouco mais de risco aqui no mercado de fundos imobiliários, a nossa opção tem sido os Fundos de Fundos (FOFs)”, ressalta a analista.
Segundo Carolina, esses fundos possuem um preço de negociação abaixo do valor patrimonial e podem trazer esse retorno potencial superior ao mercado em um cenário mais otimista. “Na prática, a gente continua olhando para os juros longos, nossa estratégia aqui de curto prazo não muda muito no momento.”
Como investir com a Selic a 10,50% em Fundos Internacionais?
Os Fundos Internacionais seguem com certa importância dentro de uma carteira com o cenário de queda de juros no Brasil e manutenção dos juros americanos.
Para Wiese, estrategista da EQI Investimentos, o diferencial de juros foi reduzido e isso pode pressionar o dólar para cima, valorizando a moeda americana e desvalorizando o real.
“Por esse e outros motivos também é importante sempre manter a classe de investimentos internacionais no nosso portfólio”, ressalta.
Como investir com a Selic a 10,50% em Fundos Multimercados?
A classe de Fundos Multimercados sofreu nos últimos 12 meses com as políticas monetárias incertas do Brasil e dos Estados Unidos, mas ainda é uma promessa para o ciclo de queda, segundo Wiese.
“Essa classe não vem tendo bons retornos, mas inúmeros estudos mostram que, quando ocorre queda da taxa de juros, esses fundos tendem a performar muito bem, muito acima do CDI. Então, continuamos com nossa aposta também nessa classe”, comenta Wiese.
Sobre a Taxa Selic
Considerada a taxa básica de juros brasileira, a Selic é definida pelo Banco Central a cada 45 dias. Ela é utilizada como referência para todo o mercado, tanto para investimentos quanto para o consumo do dia a dia.
Na Renda Fixa a Selic é um dos principais pilares para a rentabilidade desse tipo de investimento, como CDBs, Tesouro Direto e Letras de Crédito. Quando a taxa de juros sobe, esses investimentos tem a tendência de aumentar também.

Saiba mais!
O portal EuQueroInvestir conta com uma coletânea de conteúdos para você ficar sempre por dentro das decisões de juros do Copom e do Fed. Confira!
- O que é Política Monetária? Saiba como investir em cada cenário
- Selic: como ela influencia os investimentos?
- Ciclo econômico: entenda o que são e quais as fases dos ciclos econômicos
- Copom: conheça o comitê do Banco Central
- Bacen: conheça o Banco Central do Brasil
- Você sabe o que é o Fomc?
- Federal Reserve: o que é e como influencia na economia brasileira?
Você leu sobre como investir com a Selic a 10,50%. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!