Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump considera positiva iniciativa da UE de “ligar para definir datas de reuniões”

Trump considera positiva iniciativa da UE de “ligar para definir datas de reuniões”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (27) que vê como positiva a iniciativa da União Europeia de agendar reuniões para tratar de comércio. Ele afirmou esperar que os países europeus se “abram” para o comércio com os EUA, embora tenha reiterado que poderá impor condições unilaterais caso não haja um acordo.

“Acabo de ser informado de que a UE ligou para definir rapidamente as datas das reuniões. Isso é um avanço positivo e espero que, FINALMENTE — como também exigi da China — os países europeus abram seus mercados para o comércio com os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em sua rede social.

As declarações ocorreram após o presidente recuar, no último fim de semana, de sua ameaça feita na sexta-feira de aplicar uma tarifa de 50% sobre importações provenientes da UE.

Negociadores comerciais dos Estados Unidos e da União Europeia tinham reuniões previstas para segunda-feira, enquanto parlamentares europeus analisam planos de investimento das empresas do bloco nos EUA.

Trump e União Europeia: prazo de negociação até 9 de julho

No domingo (25), Trump anunciou que estenderá até 9 de julho o prazo para a possível imposição da tarifa de 50% contra a UE. A decisão veio após uma conversa telefônica com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “Tivemos uma conversa muito agradável e concordei em adiar a tarifa”, disse Trump a jornalistas.

Publicidade
Publicidade

Mais cedo, Von der Leyen afirmou em sua conta na rede social X que “a UE e os EUA compartilham a relação comercial mais próxima e importante do mundo”. Ela acrescentou: “A Europa está pronta para avançar nas negociações de forma rápida e decisiva. Para alcançar um bom acordo, precisamos de tempo até 9 de julho.”