Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump: tarifas sobre produtos brasileiros serão reduzidas “sob circunstâncias certas”

Trump: tarifas sobre produtos brasileiros serão reduzidas “sob circunstâncias certas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (25) que as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros poderão ser reduzidas, “sob as circunstâncias certas”. A declaração foi feita a jornalistas a bordo do avião presidencial, a caminho de Kuala Lumpur, onde o líder americano participa da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Ao ser questionado sobre um possível encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump respondeu:

“Acredito que vamos nos encontrar, sim”, disse. E quando questionado sobre a redução das tarifas, afirmou: “Sob as circunstâncias certas, com certeza.”

A fala foi recebida com otimismo pela delegação brasileira que acompanha Lula na capital malaia. A reunião entre os dois presidentes está prevista para o final da tarde de domingo, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, onde ocorrerão os principais eventos da cúpula.

Trump e o encontro com Lula: Clima de expectativa

O comentário de Trump reforçou o clima de expectativa em torno do primeiro encontro entre os dois líderes desde o início das tensões comerciais entre os países, acentuadas pelas medidas protecionistas adotadas por Washington nos últimos meses.

Publicidade
Publicidade

Na saída para evento neste sábado, Lula confirmou que espera a reunião e manifestou disposição para o diálogo:

“Eu espero que role [o encontro]. Eu vim aqui com a disposição de que a gente possa encontrar uma solução.”

Questionado sobre as condições para um eventual acordo, o presidente brasileiro afirmou que não há imposições prévias de nenhuma das partes:

“Não tem exigência dele e não tem exigência minha. Vamos colocar na mesa os problemas e vamos encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução.”

Diplomacia cautelosa

Desde que chegou a Kuala Lumpur, na sexta-feira à tarde, Lula tem evitado críticas diretas a Trump ou aos Estados Unidos, especialmente diante da escalada militar americana na América do Sul, com ações recentes voltadas contra Venezuela e Colômbia.

Leia também: