Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Payroll vem bem acima do projetado; para Kautz, alta não é sustentável

Payroll vem bem acima do projetado; para Kautz, alta não é sustentável

O payroll de setembro, dado oficial de emprego nos Estados Unidos no mês, apontou a criação de 336 mil postos de trabalho em setembro, ante 227 mil de agosto (revisado de 187 mil). A expectativa do mercado era por 170 mil.

O dado, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Departamento do Trabalho (BLS) dos EUA, impacta negativamente os mercados.

A taxa de desemprego ficou em 3,8%, ante expectativa de 3,7%. Em agosto, a taxa também foi de 3,8%.

Os aumentos salariais foram mais suaves do que o esperado, com o rendimento médio por hora aumentando 0,2% no mês e 4,2% em relação ao ano anterior, em comparação com as respectivas estimativas de 0,3% e 4,3%.

Payroll mês a mês. Fonte: BLS
Taxa de desemprego. Fonte: BLS

Lazer e hotelaria lideraram a abertura de vagas, com 96 mil novos postos. Outros setores que se destacaram foram Governo (73 mil), saúde (41 mil) e serviços profissionais, científicos e técnicos (29 mil). 

Payroll de setembro: Indicadores de emprego mexeram com mercados na semana

Ao longo da semana, dados de emprego nos Estados Unidos fizeram um vai e vem com as expectativas. 

O rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos chegou a atingir o maior nível em 16 anos esta semana, subindo até 4,884%. Da última vez que chegou próximo a isso, oscilou na casa dos 4,7%.

Primeiro, o relatório Jolts veio acima do esperado: 9,61 milhões de vagas abertas em setembro, ante estimativa de 8,9 milhões. Depois, a pesquisa ADP veio fraca: 89 mil postos abertos na iniciativa privada, ante expectativa de 140 mil.

Na quinta (5), os novos pedidos de seguro-desemprego, dado semanal que também é levado em conta nas projeções do mercado, vieram abaixo da projeção: 207 mil, ante expectativa de 213 mil.

Os juros americanos estão no intervalo de 5,25%-5,50% e o mercado se divide entre os que esperam mais uma alta de 25 pontos-base até dezembro e os que creem na manutenção no patamar atual. 

O impacto das expectativas de juros nos EUA mexe com todos os investimentos ao redor do mundo, seja de Renda Fixa ou Variável – afinal, se os juros por lá estão em patamares historicamente altos, é para os investimentos mais seguros da Renda Fixa americana que “voa” o dinheiro dos investidores.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, apesar do número forte do payroll, uma análise mais detalhada do resultado indica que não houve reaceleração do mercado de trabalho ou dados que apontem para um crescimento do emprego de maneira sustentável ao longo dos próximos meses.

Ele enxerga mais como um possível ajuste estatístico sazonal.

“O mercado global reagiu de forma bastante significativa, voltando a subir taxas de juros futuros, o que empurra o real para uma depreciação e as taxas domésticas para cima”, avalia.

“Mas, nos detalhes, não parece ser um número tão pujante. Quando a gente analisa o crescimento, ele veio em boa parte das pessoas que trabalham meio período. Os salários também estão crescendo no menor ritmo registrado no ano. E a quantidade de horas trabalhadas por trabalhador está também no menor nível do ano”, avalia.

“Pode ter sido um ruído por questões estatísticas e ajuste sazonal. Mas o que temos é um mercado desacelerando, de forma lenta, bem gradual. O Fed gostaria que fosse mais rápido”, conclui.

foto Stephan Kautz
Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

Ouça o áudio na íntegra:

Você leu sobre o payroll de setembro. Para mais notícias como esta, clique aqui.