O investidor iniciante, o trader e o investidor profissional precisam conhecer não apenas ações, mas também estar a par de todos os indicadores que envolvem o mercado de capitais. E o Payroll está entre os mais importantes desse universo.
Ao longo deste artigo, nós vamos te esclarecer o que é, o que faz e qual a importância desse indicador econômico cuja divulgação está sempre no radar de analistas e especialistas, e deve estar no seu radar também.
Acontece que o sobe e desce das ações está vinculado a condições macroeconômicas e também microeconômicas. Por isso, saber o que mexe com o mercado e, assim, tentar antecipar tendências é algo bastante comum nesse segmento.
Dito isto, papel e lápis na mão e vamos adiante aprender algo novo para investir melhor!
Mas afinal, o que é o Payroll
Certamente você já ouviu essa palavra no noticiário, mas ela possivelmente passou despercebida, visto que até então não era algo do seu cotidiano.
Pois bem, o Payroll é um indicador econômico do mercado financeiro, considerado extremamente importante para quem opera na bolsa.
Ele é sempre acompanhado por grandes players pela alta volatilidade que traz ao mercado quando é divulgado, além de ser um termômetro da economia norte-americana.
Pode-se dizer que o Nonfarm Payroll, ou apenas Payroll, é o indicador que apresenta a folha de pagamentos não-agrícola norte-americana.
Na prática, ele inclui toda força de trabalho, excluindo o setor primário, e mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário nos Estados Unidos (EUA).
Lembre-se que os EUA são a maior economia do mundo e tudo o que acontece lá acaba refletindo em outros países e em outros mercados. Por isso, se o Tio Sam vai bem, muito provavelmente outras nações vão escalar suas economias na esteira dele.
Desta forma, se o cidadão médio norte-americano está empregado, recebendo seu salário, significa dizer que ele estará consumindo. Bom, você deve saber que os EUA são o maior mercado consumidor do mundo.
Ok, já entendi o que é, mas para que serve o Payroll?
Pois bem, é exatamente disso que vamos tratar agora, pois da perspectiva do mercado de capitais, o Payroll se tornou um parâmetro.
Ele é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics e faz parte de um importante relatório sobre a situação de empregos do país, porque é responsável por considerar cerca de 80% dos trabalhos que servem para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.
Para se ter ideia da importância do Payroll, por meio dele é possível analisar os seguintes dados: quantos empregos foram criados no último mês; e como a taxa de desemprego se movimentou, se para mais ou para menos etc.
Veja da seguinte maneira: suponha que você tenha uma empresa – o que representa o universo financeiro de sua família – e que por circunstâncias adversas você tinha dez empregados, mas teve que demitir um. Bom, via de regra, sua empresa decresceu.
Por outro lado, se você tinha dez e precisou contratar mais dois para dar conta da demanda e entregar sua produção dentro do prazo, significa que sua empresa cresceu, porque sua demanda aumentou com novos pedidos, o que representa novos contratos fechados.
Guardadas as devidas proporções, assim também é, de maneira simplificada, a economia de um país.
Tá certo, já começo a entender, mas me mostre como interpretar?
Na vida, tudo é passível de interpretação, e uma leitura errada de qualquer coisa, ou um entendimento equivocado, pode gerar muita dor de cabeça.
Com o Payroll não é diferente, pois precisa ser lido e compreendido, mas, para compreender, é preciso ser interpretado corretamente.
Pode-se dizer que o grande ponto chave é que esse dado serve como medida da economia americana. Pense assim: um índice acima das expectativas pode significar que há mais americanos empregados, com salário, impactando a inflação. Já um valor que fica atrás do que os especialistas previram é encarado de forma bem negativa do ponto de vista do mercado de trabalho, mas positivo se a ótica for a da inflação e se o que se busca é a queda da mesma – menos salário, menos dinheiro em circulação, menos inflação, é esta a lógica.
Desta forma, um Payroll muito abaixo do previsto revela que a economia americana está desaquecida, pelo menos em relação ao último mês. Isso pode nos indicar aumento do desemprego, aumento do trabalho informal, diminuição do salário, entre outros.
Além disso, o relatório inteiro com os demais importantes indicadores serve como uma espécie de termômetro da economia americana. A situação empregatícia e salarial do país reflete como um todo também no cenário financeiro de todo o mundo.
Como eu faço para lidar com o Payroll na prática?
Essa é uma excelente pergunta, principalmente porque em dias de divulgação do Payroll, como já dito, o mercado estará sensível e com alta volatilidade. Após alguns segundos da liberação do dado, o reflexo já é sentido mundo afora.
Assim, o investidor que pretende apostar nas projeções em cima dos dados deve ter sempre cautela e esperar uma definição clara do cenário à frente.
Além disso, você precisa conhecer seu perfil e o quão disposto está para tomar risco. Um Payroll abaixo da expectativa, indicando aumento do desemprego, fará alguns ativos recuarem na bolsa.
Nesse movimento, você deve ser frio o bastante, além de conhecer minimamente o que está fazendo, para saber se é um ponto de entrada ou de saída de uma ação.
Lembre-se que quem ganha no mercado de capitais está, na verdade, ocupando uma posição de alguém que por alguma razão desocupou aquele lugar.
Por isso o indicador, seja ele o Payroll ou qualquer outro, te ajuda a enxergar melhor para onde ir. O mercado já está indo, ou seja, se movimentando, e você pode segui-lo, parar ou optar pela direção contrária.
Podemos ilustrar da seguinte maneira: você está interessado em adquirir papéis de uma fabricante de celular que deve anunciar seu mais novo modelo, com tecnologia disruptiva e outras características de ponta, em 15 dias.
Porém, faltando uma semana do lançamento é divulgado um Payroll nada animador, mostrando que a economia recuou, o desemprego aumentou e, com isso, o consumo caiu. E aí?! O que você faz nesse cenário? Marca posição na empresa? Aposta na alta das ações? Pula fora ou paga para ver? Pois é, não é uma escolha simples e vai depender do seu feeling, mas, ao mesmo tempo, não é exercício de futurologia, pois suas decisões precisam ser tomadas com base em dados.
Quando o payroll é divulgado?
O Payroll é divulgado normalmente na primeira sexta-feira do mês.
Invista com segurança
Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!