Mais um dado sobre o mercado de trabalho foi divulgado nesta quarta (4). Depois do Jolts na terça (3) aumentar as apostas em nova alta de juros, agora é a vez da pesquisa ADP de setembro, considerada uma prévia do payroll, aliviar a pressão.
A ADP apontou a criação de 89 mil postos na iniciativa privada em setembro, o menor ritmo desde janeiro de 2021. A projeção do mercado era por número bem superior: 140 mil. Em agosto, foram 177 mil vagas abertas.
“Estamos vendo um declínio acentuado nos empregos este mês. Além disso, estamos vendo um declínio constante nos salários nos últimos 12 meses”, disse Nela Richardson, economista- chefe da ADP.
Na indústria, foram criadas 8 mil vagas, enquanto em serviços, 81 mil, com destaque para lazer e hospitalidade, mercado financeiro, educação e serviços de saúde.

ADP é mais uma divulgação em semana repleta de dados de emprego
A ADP faz parte dos indicadores de emprego divulgados ao longo da primeira semana de cada mês nos EUA. Ela sai após o Jolts e antes do payroll.
O payroll, dado oficial de emprego, sai na sexta (6) é a informação mais aguardada da semana. Diferentemente da ADP, ele contabiliza os cargos públicos não-agrícolas, além da iniciativa privada.
Na quinta (5), ainda complementam as divulgações do mercado de trabalho os novos pedidos de seguro-desemprego.
Jolts veio bem acima do esperado
Diferentemente da ADP, o relatório Jolts, divulgado na terça (3), veio bem acima do esperado. Isso fez o mercado financeiro elevar ontem suas projeções de que o Federal Reserve, o banco central americano, aumentará sua taxa básica mais uma vez neste ano.
Agora, após dados fracos da ADP, a chance de o Fed manter juros na faixa 5,25%-5,50% em novembro subiu para 83,3%.
Os juros nos EUA encontram-se no intervalo entre 5,25% e 5,50%.
O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, estima que haja mais um aumento de 25 pontos-base, para 5,75% na taxa máxima, em uma das duas reuniões que ainda serão realizadas neste ano pelo Fomc, o comitê de política monetária do Fed, em 1 de novembro e 13 de dezembro.
Você leu sobre a pesquisa ADP de setembro. Para mais notícias como esta, clique aqui.