Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Governo vê chance de adiar tarifa de Trump contra produtos brasileiros

Governo vê chance de adiar tarifa de Trump contra produtos brasileiros

O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, indicou que há margem para adiar a entrada em vigor da nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. 

A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, com base em reunião realizada nesta semana entre Escobar e o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso.

Segundo Jardim, durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, Randolfe deixou claro que o deputado federal Eduardo Bolsonaro não representa o Parlamento brasileiro nas suas declarações, feitas enquanto está nos Estados Unidos. O senador também afirmou que os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre desaprovam os ataques promovidos por Eduardo aos poderes do Brasil.

Escobar teria demonstrado receptividade às colocações e, segundo o colunista do O Globo, deixou aberta a possibilidade de adiar a imposição da tarifa, prevista para começar em 1º de agosto por decisão do presidente norte-americano Donald Trump.

Trump eleva tarifa sobre produtos brasileiros para 50% em retaliação política

No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as importações provenientes do Brasil, em vigor a partir de 1º de agosto. A medida amplia a taxa de 10% aplicada anteriormente em abril e representa uma escalada nas tensões diplomáticas entre os dois países.

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou a decisão como uma resposta à “relação comercial muito injusta” com o Brasil e como retaliação direta ao processo judicial em andamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Trump classificou o julgamento como uma “vergonha internacional” e acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de censurar plataformas norte-americanas de redes sociais. Segundo ele, o tribunal teria emitido “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS”, o que, segundo o republicano, configuraria um ataque à liberdade de expressão dos norte-americanos.

“O tratamento dado a Bolsonaro é uma Caça às Bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE”, escreveu Trump na carta, publicada oficialmente pela Casa Branca. Ele também apontou que a relação comercial entre os dois países está “longe de ser recíproca” e sugeriu que empresas brasileiras poderiam evitar a tarifa transferindo suas operações para os Estados Unidos.

A nova alíquota será aplicada a todos os produtos brasileiros e poderá ser ampliada, caso o Brasil responda com medidas de retaliação. Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre a carta nem sobre o tarifaço.

Leia também: