O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto na pesquisa FSB/BTG anunciada nesta segunda-feira (30). Ele subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de abril, quando tinha 41% das intenções.
Leia também: IGP-M varia 0,52% em maio; resultado mostra desaceleração da inflação
O presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve as intenções do último levantamento, com 32%. Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, também com os mesmos 9% da pesquisa de abril. Simone Tebet (MDB) subiu de 1% para 2%. André Janones (Avante) tem 1%. Felipe D’Àvila (Novo), José Maria Eymael (PSDC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União) e Leonardo Péricles (UP) somam 1%.
No cenário estimulado, em que são apresentados os nomes dos candidatos, 46% afirmam que votam em Lula e 32% em Bolsonaro. Ciro Gomes tem 9% e Simone Tebet, 2%.
A comparação com os dados anteriores não é exata pela saída de cena do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), cujo partido deve apoiar Tebet, embora ainda não tenha formalizado o apoio. Assim, a soma dos demais candidatos caiu de 7% para 2%.
Informações técnicas da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores, por telefone (via CATI), entre os dias 27 e 29 de maio de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.O registro da pesquisa no TSE é BR-03196/2022.
Aumento do interesse
A pesquisa registrou um aumento de interesse pelo cenário eleitoral, com 69% dos eleitores se dizendo interessados ou muito interessados, três pontos acima do levantamento anterior. Já o número de pouco interessados caiu de 21% para 17%.
Esse aumento também se reflete na pergunta sobre comparecimento: 96% disseram que com certeza ou provavelmente vão votar, índice que era de 93% na edição anterior.
Simulações de segundo turno
A pesquisa FSB/BTG também fez simulações de intenção de voto para o segundo turno das eleições. No caso dos dois primeiros colocados, Lula tem 54% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro. A diferença subiu quatro pontos em relação ao último levantamento.
Outros cenários testados:
- Lula 49% x 27% Ciro
- Lula 53% x 24% Tebet
- Ciro 47% x 36% Bolsonaro
- Bolsonaro 39% x 39% Tebet
Pesquisa mostra Intenção de voto sólida
No cenário espontâneo, Lula também subiu, desta vez cinco pontos: de 36% para 41%. Bolsonaro oscilou dentro da margem de erro, de 20% para 19%.
No caso da certeza de voto, tanto o ex-presidente como o atual parecem ter solidificado seu eleitorado: apenas 20% dos eleitores, em ambos os casos, ainda admitem que podem mudar de candidato. No caso de Ciro Gomes, esse índice é de 55%; de Simone Tebet, de 63%.
No caso da rejeição, à pergunta “e que não votaria de jeito nenhum?”, Bolsonaro tem 59%, contra 49% de Ciro Gomes e 43% de Lula.
- Leia tudo sobre eleições 2022 aqui no Portal EuQueroInvestir:
- Eleições 2022: quais são as propostas econômicas dos candidatos? Saiba aqui.
- Eleições 2022: Como investir. Saiba aqui.
- Ibovespa e eleições 2022: o que esperar? Leia mais.
- Guia Eleições 2022. Saiba tudo o que é preciso para a hora do voto.
- Eleições 2022: quais são os impactos para os seus investimentos. Entenda aqui.
- Com guerra e eleições 2022, é hora de comprar ou vender Petrobras (PETR3; PETR4)?
- Quer entender o impacto de pesquisas eleitorais em seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para tirar suas dúvidas mostrar as melhores aplicações disponíveis!