O mês de março é a vez das estrelas brilharem no tapete vermelho do mercado de ações. Assim como na temporada de premiações de Hollywood, os investidores aguardam ansiosos para saber quais são as grandes apostas para os próximos meses. E no Oscar das ações para investir em março, algumas indicadas já ganharam o coração dos investidores, enquanto outras ainda buscam conquistar espaço.
Nas carteiras de bancos, corretoras e casas de análise consultadas — EQI Research, BTG Pactual, Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, BB Investimentos, Empiricus Research, Guide Investimentos, Órama Investimentos, RB Investimentos, Santander Corretora, Warren —, o “Oppenheimer” das ações, longa que levou 13 indicações ao Oscar 2024, é o Itaú ($ITUB4) em março.
Em seguida, Vale ($VALE3) e Localiza ($RENT3) são as ações com mais indicações no período, representando, respectivamente, “Pobres Criaturas” e “Assassinos da Lua das Flores“, no Oscar das ações.
- Veja também: Oscar dos FIIs: veja os indicados de março
- Confira: Assista aos filmes indicados ao Oscar no conforto do seu sofá
Oscar das ações: no que investir?
Em meio a mais um mês de decisões sobre a política monetária no Brasil, com a expectativa de um novo corte de 0,50 ponto percentual da taxa Selic, para 10,75% ao ano, analistas do mercado financeiro estão de olho em oportunidades que possam se beneficiar dos juros mais baixos.
O sentimento de cautela global, especialmente diante das incertezas em torno da política monetária nos Estados Unidos, tem levado os investidores a adotarem uma postura mais atenta.
Apesar de estar entre as mais indicadas, a preferência pela Vale ($VALE3) não é unânime. Uma cautela adicional se soma ao cenário econômico global, especialmente na China, onde a economia ainda enfrenta obstáculos, sobretudo no mercado imobiliário. Dados mais fracos da atividade chinesa têm contribuído para uma queda no preço do minério de ferro, cuja baixa já ultrapassou os 20% desde o pico registrado no início de janeiro.
Em fevereiro, a EQI Research decidiu zerar a recomendação na mineradora, motivada pela preocupação macro com o gigante asiático que vem crescendo, e apesar da divulgação de um resultado “robusto” no 4° trimestre de 2023 por conta de preço médio de minério alto e volumes de vendas bons. “Não cremos que isso seja suficiente para que o papel se recupere”, comunicou a casa.
Agora, o movimento de cautela levou o BTG Pactual a trocar as ações da Vale pelas de Embraer ($EMBR3) em sua carteira recomendada neste mês.
Em relação ao otimismo com o setor financeiro, a EQI Research reforça que períodos de queda de juros, como o vivido agora, produzem “tempos excelentes para a rentabilidade do negócio bancário, seja pela ampliação de spreads, seja pela aceleração da tomada de crédito“.
Veja, a seguir, as candidatas ao Oscar das ações com base nas mais indicadas de março:
- $ITUB4: 8 indicações;
- $VALE3: 7 indicações;
- $RENT3: 6 indicações
- $EQTL3: 5 indicações
- $PETR4: 5 indicações
- $IGTI11: 5 indicações
- $CYRE3: 5 indicações
- $SBSP3: 4 indicações
- $B3SA3: 4 indicações
- $CPLE6: 3 indicações
- $JBSS3: 3 indicações
- $VIVA3: 3 indicações
- $PRIO3: 3 indicações
- $RRRP3: 3 indicações
- $BBAS3: 2 indicações
- $VAMO3: 2 indicações