Os meses de fevereiro e março são tradicionalmente conhecidos como a “temporada de premiações” do cinema. Da mesma forma, no mundo dos investimentos, o ano começa com as carteiras e perspectivas renovadas para os próximos meses. No tapete vermelho dos Fundos Imobiliários (FIIs), em um ano particularmente competitivo, o $XPML11 desponta como o “Oppenheimer” da temporada, liderando as indicações do Oscar dos FIIs.
O IFIX, o índice com os fundos imobiliários mais negociados do mercado, encerrou fevereiro com uma alta de 0,8%. Analistas acreditam que o índice pode ter um desempenho ainda melhor em março a partir de outro corte de 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros, a Selic.
Os Fundos Imobiliários vencem na categoria de melhor investimento para diversificar a carteira para especialistas do mercado, principalmente com a queda dos juros. Entre os motivos, os dividendos constantes e acima da média do mercado podem até superar o valor de um aluguel residencial.
XPML11 é o ‘Oppenheimer’ das indicações
Na “Academia do mercado financeiro”, não há suspense quanto ao favorito da noite.
Assim como o filme líder das indicações ao Oscar 2024, o $XPML11 é o grande indicado ao Oscar dos FIIs. O fundo lidera em recomendações, presente em nove das dez carteiras consultadas — EQI Research, BTG Pactual, Ativa Investimentos, Warren, Guide Investimentos, Mirae Asset, Santander, Itaú BBA, Empiricus, RB Investimentos.
Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research, comenta que o XP Malls assinou memorando com a Syn Prop ($SYNE3) para aquisição de participações em seis shoppings por R$ 1,85 bilhão. Além disso, teve o melhor desempenho no último mês: “Os melhores desempenhos do mês ficaram com $XPML11 e $HGPO11. Com a finalização da emissão e alocação rápida dos recursos, o XPML11 subiu mais de 3% no acumulado do período“.
“O Grand Plaza, Cidade de São Paulo e Tietê Plaza, apresentam bons indicadores operacionais, como resultado operacional líquido e vendas por metro quadrado, e deverão contribuir para aumento do resultado consolidado do Fundo. Outras participações, como a do Shopping D, estariam, na nossa visão, abaixo das demais, o que é comum em transações dessa magnitude“, escreve Borges.
Os analistas do BTG Pactual também avaliam o fundo como atrativo para o período, com um portfólio de imóveis localizados em regiões maduras e resilientes e uma carteira de ativos diversificada. “Vemos também que a performance operacional dos shoppings já está superior aos níveis pré-pandemia, o que tende a gerar ganhos adicionais ao investidor”, escrevem Daniel Marinelli e Matheus Oliveira.
Oscar dos FIIs: escolhas para março
Entre os escolhidos de março, a EQI Research destaca que as operações de crédito dos fundos de papel recomendados continuam saudáveis e sob acompanhamento. “Reiteramos que os fundos recomendados, especialmente quando adquiridos abaixo do valor patrimonial, possuem objetivo de proteção de capital e rentabilidade em linha com o risco assumido”, pontua Carolina Borges.
Outro ponto de atenção foi nos FIIs de logística. O mercado continua aquecido, para a EQI, com aumento ou estabilização no valor do aluguel em quase todas as regiões do estado de São Paulo.
Veja, a seguir, os fundos imobiliários com mais indicações para o Oscar dos FIIs de março:
- $XPML11: 9 indicações
- $BTLG11: 8 indicações;
- $KNCR11: 6 indicações
- $RBRR11: 6 indicações
- $PVBI11: 5 indicações
- $KNIP11: 5 indicações
- $BRCO11: 4 indicações
- $VISC11: 4 indicações
- $HGRU11: 4 indicações
- $HGLG11: 3 indicações
- $JSRE11: 3 indicações
- $BTCI11: 3 indicações
- $RBRP11: 2 indicações
- $BRCR11: 2 indicações
- $TRXF11: 2 indicações
- $HGPO11: 2 indicações
- $HGFF11: 2 indicações
- $KNSC11: 2 indicações
- $VGHF11: 2 indicações
- $VCJR11: 2 indicações
- $VINO11: 2 indicações
- $MCCI11: 2 indicações
- $BCIA11: 2 indicações
- $LVBI11: 2 indicações