A EQI Research publicou o relatório sobre a carteira recomendada de ações de fevereiro. Foram feitas algumas modificações com relação ao mês de janeiro: a exclusão de Vale (VALE3), aumento de exposição em Itaú-Unibanco (ITUB4) e Petrobras (PETR4) e manutenção das posições nas small caps.
Sobre as mudanças, a Research explicou que, sobre a Vale, há uma preocupação macro com China vem crescendo e, apesar de divulgar um resultado robusto no 4T23 por conta de preço médio de minério alto e volumes de vendas bons, não a casa de análise não crê que isso seja suficiente para que o papel se recupere.
Com relação à Petrobras, fatores como o crescente cenário bélico no Oriente Médio e os bons números de resultados trimestrais explicam o aumento da exposição em petróleo, via Petrobras (de 7,0% para 10%). “Mas note-se nossas grandes posições mantidas em PetroRio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3)”, informou parte do relatório.
O reforço em Itaú-Unibanco é explicado pelo bom desempenho operacional e provável revisão pra cima de consenso de lucros, segundo o relatório.
Leia também:
Carteira recomendada de ações: veja rentabilidade de janeiro
A carteira EQI Reveillon oscilou -3,2% desde a sua publicação em 19 de dezembro de 2023. No mesmo período o Ibovespa (IBOV) teve desempenho de -3,2% e o Índice Small Caps (SMLL) rendeu -7,0%.
Veja abaixo comparativo da carteira de janeiro ante rentabilidade do Ibovespa:

“Após o excelente fim de 2023 para as bolsas, 2024 começou com um anticlímax, principalmente devido a ajustes nas expectativas de mercado sobre o início do processo de corte de juros nos EUA”, disse outro trecho do relatório sobre a carteira recomendada de ações.