Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Artigos
Mercado Livre (MELI34): vale investir?

Mercado Livre (MELI34): vale investir?

O que começou como um pequeno comércio eletrônico e acabou se tornando uma das gigantes mundiais do varejo online com o boom da internet nos anos 2000: o Mercado Livre (MELI; $MELI34) foi uma dessas histórias.

Com fundação no final dos anos 1990, a varejista hoje é uma das empresas com mais investimentos em seu segmento e referência de mercado. Vale a pena investir no Mercado Livre? Conheça mais sobre a empresa.

Qual a história do Mercado Livre?

Entre as maiores companhias de tecnologia voltadas para o comércio eletrônico e serviços financeiros, o Mercado Livre foi fundado em agosto de 1999 por Marcos Galperin na Argentina.

Na época, Galperin estudava na Universidade de Stanford quando teve a ideia de criar o Mercado Livre, inspirado pelo sucesso do eBay (EBAY; $EBAY34) nos Estados Unidos, tendo em vista uma plataforma para o mercado latino-americano.

Galperin percebeu a oportunidade de criar um mercado digital que conectasse compradores e vendedores em uma região com um vasto potencial de crescimento, mas que ainda carecia de uma infraestrutura robusta de comércio eletrônico.

Dois meses após o início da empresa, o executivo Stelleo Tolda começou a tocar a operação no Brasil e as atividades já aconteciam no México e no Paraguai. A expansão inicial para esses mercados foi estratégica, pois o Brasil, o México e o Paraguai apresentavam grandes oportunidades de crescimento e um público consumidor ansioso por novas formas de comércio.

Nos anos 2000, o Mercado Livre recebeu mais de US$ 46 milhões de investimento de grupos financeiros, o que permitiu à empresa expandir suas operações e aprimorar sua plataforma tecnológica. Em 2001, o eBay, a própria inspiração de Galperin, comprou 19,5% da empresa, o que não apenas trouxe um influxo significativo de capital, mas também validou o modelo de negócios da companhia e fortaleceu sua posição no mercado.

Em 2007, a companhia abriu capital na bolsa de valores Nasdaq, marcando significativamente sua história e solidificando sua posição como líder de mercado. A abertura de capital não apenas proporcionou recursos financeiros adicionais, mas também aumentou a visibilidade e credibilidade da empresa no cenário global.

Sem parar por aí, a empresa lançou o Mercado Pago, uma solução de pagamentos, e o Mercado Envios, para cuidar das entregas. As novidades permitiram que o Mercado Livre facilitasse as transações online e oferecesse uma experiência de compra e venda mais integrada e eficiente.

O Mercado Pago, em particular, se tornou uma solução popular de pagamento em toda a América Latina, permitindo transações seguras e convenientes tanto para consumidores quanto para vendedores.

Em 2016, o Mercado Livre investiu em tecnologia de ponta e se tornou a empresa de tecnologia mais valiosa da América Latina. Esse investimento incluiu a adoção de inteligência artificial, big data e outras tecnologias avançadas para melhorar a experiência do usuário e otimizar as operações da plataforma.

Atualmente, milhões de pessoas utilizam a plataforma para compras e vendas, desde eletrônicos até itens de moda. O Mercado Livre continua a expandir seus serviços e a inovar no setor de comércio eletrônico, com iniciativas como o Mercado Shops, que permite a criação de lojas online personalizadas, e o Mercado Crédito, que oferece soluções de financiamento para pequenos e médios empreendedores.

Com uma visão focada em crescimento sustentável e inovação contínua, o Mercado Livre se mantém como uma força dominante no comércio eletrônico e serviços financeiros na América Latina.

Onde o Mercado Livre é listado?

O Mercado Livre entrou para o mercado de capitais diretamente pela bolsa de valores norte-americana Nasdaq, com o código MELI.

Já no Brasil, a companhia tem BDRs (Brazilian Depositary Receipts), sendo um dos mais negociados na B3, sob o ticker $MELI34.

Como investir em ação e BDR MELI?

É mais simples do que podemos imaginar, basta ter conta em uma corretora de investimentos que ofereça acesso a mercados internacionais, como a EQI Investimentos, por exemplo, que permite negociação de BDRs, que são recibos de ações estrangeiras negociados na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), ou acesso direto a bolsas estrangeiras.

Para abrir a conta em uma corretora, o primeiro passo é escolher a corretora de investimentos e preencher o formulário com o fornecimento de informações pessoais e documentos. Depois disso, basta depositar um valor para investimento na conta da corretora, o que pode ser feito por transferência bancária.

Já dentro da plataforma de investimentos, o investidor deve procurar a opção para investir em BDRs, e encontrará o ticker MELI34. No caso de uma corretora internacional, o ticker MELI, que representa as ações do Mercado Livre na Nasdaq. Depois, é só realizar a compra.

Por conta do próprio investidor, ele mesmo escolhe quantas ações deseja comprar e a que preço, podendo assim também optar por uma ordem de mercado (compra ao preço atual de mercado) ou uma ordem limitada (compra a um preço específico).

É importante após comprar Ações do Mercado Livre em uma corretora do exterior ou BDRs no Brasil, assim como de qualquer outra companhia, monitorar o desempenho de suas ações na plataforma da corretora e manter-se informado sobre notícias e relatórios da companhia.

Quais os códigos de negociação do Mercado Livre?

Como dito anteriormente, as ações do Mercado Livre são negociadas na Nasdaq, onde podem ser compradas sob o ticker MELI. Já no Brasil, através dos BDRs, o ativo está disponível como MELI34.

MELI na Nasdaq

Nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas passaram a realizar compras online e deixaram de sair para gastar, a companhia expandiu não só seu mercado, como cresceu também nas Ações, entre 2021 e 2022.

Apesar de uma leve queda após o boom do isolamento social, o ativo MELI segue em constante crescente na Bolsa de Valores. Confira:

Mercado Livre ação
Gráfico da ação MELI nos últimos cinco anos.

Você leu sobre Mercado Livre. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp