Sempre que as taxas de juros começam a subir, um movimento muito observado é a busca por títulos de renda fixa. Essa tendência se intensifica porque, nesse cenário, esses ativos se tornam mais atraentes, oferecendo a possibilidade de rendimentos superiores aos de investimentos em renda variável, como ações e fundos imobiliários (FIIs).
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, foi elevada em 50 pontos-base, passando de 10,75% para 11,25%. A decisão foi amplamente aguardada pelo mercado.
Esta foi a segunda alta consecutiva de um novo ciclo de elevação da Selic. Vale lembrar que, em 18 de setembro, o comitê já havia promovido um primeiro ajuste, de 25 pontos-base, após a taxa ter permanecido estável em 10,50% por um longo período, após sete cortes seguidos.
De acordo com o Boletim Focus, a projeção para a Selic de 2025 foi revista de 11,25% para 11,50%, e para 2026, a expectativa passou de 9,50% para 9,75%. Esses ajustes indicam que os juros devem permanecer em níveis elevados nos próximos anos.
Além disso, o Copom revisou suas previsões para a inflação e o câmbio. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação, foi ajustada de 4,55% para 4,59% em 2024. Para 2025, a expectativa de inflação foi revista de 4,00% para 4,03%.
Nesse cenário de juros elevados e inflação controlada, especialistas recomendam que os investidores busquem alternativas para proteger o poder de compra e garantir retornos reais. Uma das opções mais atrativas nesse momento são os títulos de renda fixa atrelados à inflação. Um exemplo destacado é um título que oferece rentabilidade de IPCA +10% ao ano, com a vantagem adicional da isenção de Imposto de Renda, recomendada pela equipe de produtos da EQI.
Rentabilidade do título
Esses investimentos se destacam por proporcionar ganhos reais, acima da inflação, permitindo que os investidores preservem e até aumentem seu capital, aproveitando o ambiente de juros elevados para garantir uma rentabilidade superior à de outros ativos.
Veja só: com a projeção atual do IPCA para 2024, de 4,59%, somada a uma taxa de retorno de 10%, esse título, se tivesse sido adquirido em janeiro, poderia oferecer um rendimento aproximado de 14,59%.
É fundamental lembrar que essa rentabilidade pode variar de acordo com a taxa de inflação vigente. Por exemplo, com as estimativas do boletim Focus para o IPCA de 2025 e 2026, esse mesmo título poderia ter rendimentos de até 14,03% e 13,61% ao ano, respectivamente.
O melhor de tudo é que esse título é isento de Imposto de Renda e pode ser adquirido com um investimento inicial baixo: com cerca de R$ 1 mil, já é possível incluí-lo no seu portfólio.
Renda Fixa Premium
Este título faz parte de uma categoria de investimentos que pode ser classificada como renda fixa “premium”. Esse conceito se refere a produtos com potencial de retorno superior ao da renda fixa convencional, como os CDBs, títulos do Tesouro Direto e a poupança.
Antigamente, títulos desse tipo eram oferecidos exclusivamente pelos grandes bancos a investidores com maior poder aquisitivo. Hoje, no entanto, qualquer brasileiro pode aprender onde encontrá-los e como incluí-los em seu portfólio.
Confira como investir no título
Para oferecer um rendimento como esse, os títulos da renda fixa “premium” apresentam um risco um pouco maior em comparação aos produtos mais tradicionais, como CDBs e títulos do Tesouro Direto.
Além disso, esses investimentos exigem que o capital seja mantido por um período mais longo. Por isso, não são indicados para formar a sua reserva de emergência, por exemplo.
No entanto, eles representam uma excelente oportunidade para quem deseja diversificar o portfólio com um pouco mais de risco, sem sair da classe de renda fixa.
Se você se interessa por essa opção de investimento, basta clicar no botão abaixo, e a equipe de especialistas da EQI enviará todas as informações necessárias.
Você leu sobre o título de renda fixa da EQI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






