Que a renda fixa é o investimento de 2025, o investidor já sabe. Mas será que a melhor renda fixa é a do Brasil ou a dos EUA? Siga no texto e descubra a resposta, a partir de um comparador exclusivo! Acompanhe!
Para começar, é preciso olhar para o cenário macroeconômico. Com a taxa Selic elevada e a expectativa de novos aumentos, a renda fixa tem atraído cada vez mais a atenção dos investidores brasileiros. Atualmente em 13,25%, a taxa já tem indicação de ir a 14,25% em março e a EQI Asset vê Selic a 16,25% até o final do ano.
Ao mesmo tempo, o dólar oscila na faixa dos R$ 6, tornando os investimentos atrelados à moeda americana uma opção bastante interessante. Além disso, o Federal Reserve (Fed) já sinalizou que agirá com muita cautela de agora em diante, pesando muito os dados de inflação antes de mexer nos juros que hoje estão em 4,25%.
Mas diante de tantas possibilidades, como decidir, por exemplo, entre um Certificado de Depósito Bancário (CDB) que paga 110% do CDI e um título de renda fixa (bond) em dólar com rentabilidade de 8% ao ano?
Para ajudar nessa escolha, um comparador gratuito da EQI Research permite simular e comparar a rentabilidade da renda fixa brasileira com investimentos de renda fixa nos EUA, já considerando aspectos tributários e variação cambial.
Renda fixa Brasil ou EUA: como funciona o comparador?
Para começar, vale esclarecer que existem três tipos de títulos de renda fixa no Brasil:
- Pós-fixados: Atrelados a uma taxa de referência, como o CDI.
- Prefixados: Com rentabilidade definida no momento da contratação.
- Híbridos: Indexados a um indicador, como IPCA, acrescido de uma taxa fixa.
Nos EUA, os títulos de renda fixa são sempre prefixados.
Além disso, a ferramenta leva em conta a tributação, que pode variar conforme o tipo de investimento e o prazo de aplicação. Enquanto CDBs e bonds internacionais são tributados, LCIs, LCAs, CRIs e debêntures incentivadas são isentas de Imposto de Renda.
Como usar a ferramenta?
O primeiro passo para usar o Comparador de Renda Fixa Brasil x EUA é baixar a ferramenta. Clique aqui e baixe agora mesmo, é gratuito!
Ao baixar o Comparador, você terá acesso a tabelas e planilhas como as que seguem:

Note que alguns campos da planilha estão pintados na cor cinza. Estes são os campos que o investidor deverá preencher, de acordo com o tipo de investimento que escolher comparar. Mais abaixo no texto, mostraremos o resultado de uma comparação.
Onde encontro as informações para preencher os campos necessários?
Carolina Borges, head da EQI Research, explica que, para usar a ferramenta, será preciso que o investidor tenha alguns dados sobre os investimentos que tem interesse em comparar.
Ela recomenda que o investidor abra seu aplicativo da corretora e selecione os produtos de renda fixa no Brasil e no exterior que mais interessam, selecionando as informações de rentabilidade (% do CDI ou taxa prefixada) e vencimento. No comparador, é possível comparar até cinco ativos ao mesmo tempo.
Outros dados importantes que o investidor terá que inserir no comparador podem ser facilmente encontrados no Boletim Focus, divulgação do Banco Central que, semanalmente, traz as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos.
No campo “premissas macroeconômicas” do comparador, será preciso inserir expectativa para CDI, IPCA (inflação oficial) e dólar.
Para facilitar, na própria ferramente, a EQI Research disponibiliza um link para o investidor acessar a versão mais recente do Boletim Focus.
As projeções econômicas atuais indicam um CDI em queda nos próximos anos (14,5% em 2025, 12,75% em 2026 e 10% em 2027). O IPCA também deve diminuir, atingindo 3,9% em 2027. O dólar, por sua vez, deve manter-se estável na faixa de R$ 6.
Simulação Renda Fixa no Brasil ou nos EUA
Para exemplificar o resultado do comparador, foram comparados alguns investimentos:
- CDB pós-fixado: 106% do CDI, resultando em uma taxa líquida de 12,6%.
- Bond em dólar: 5,99% ao ano, resultando em um rendimento líquido de 13,1%.
- Debênture indexada ao IPCA: IPCA + 7,2%, equivalente a 9,6% líquidos.
- LCA pré-fixada: 15% ao ano, com rentabilidade líquida de 15%.
- CRI indexado ao IPCA: IPCA + 7,5%, resultando em 11,6% líquidos.
- Poupança: 7,06% ao ano, com rendimento abaixo das demais opções.
Os dados indicam que a LCA pré-fixada apresenta a melhor rentabilidade nominal líquida (15% ao ano), seguida do bond em dólar (13,1%). Já a opção atrelada ao IPCA pode ser interessante para quem deseja preservar o poder de compra.

Qual é a melhor opção?
A melhor escolha sempre vai depender do perfil de risco do investidor. Quem busca a maior rentabilidade em reais pode optar pela LCA prefixada. Já para quem deseja se expor à moeda americana e diversificar, os bonds em dólar são uma alternativa interessante, apesar da rentabilidade inferior aos investimentos domésticos.
Como dito, este é o resultado apenas para esta simulação específica. Com a ferramenta, é possível personalizar os cálculos com dados atualizados do Relatório Focus e ajustar as projeções conforme as expectativas de mercado. O download da ferramenta é gratuito e pode ser feito clicando neste link!
Mas, afinal, qual é a melhor renda fixa?
Diante de um cenário econômico em mudança, a decisão entre renda fixa no Brasil e nos EUA passa por uma análise detalhada de rentabilidade, tributação e risco cambial. Ferramentas como o simulador podem ajudar investidores a fazerem escolhas mais informadas e alinhadas com seus objetivos financeiros e prazos de investimento.
Você leu sobre o Comparador de Renda Fixa Brasil x EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!