Muitos investidores ao se depararem com suas respectivas corretoras de investimentos, já viram o termo asset. Mas afinal, o que é uma asset? Em outras palavras, ela tem a missão de ajudar os investidores a gerir melhor seu patrimônio. Continue a leitura e entenda.
Para começar, vamos à gênese do conceito de “asset”, que é uma palavra em inglês para ativos. Estes, por sua vez, são bens ou direitos que pertencem a uma pessoa física ou jurídica. É o que pode ser convertido em recursos. São considerados ativos o próprio dinheiro, além de investimentos financeiros, imóveis, equipamentos de bens de produção, os estoques e as ações, além de outros.
Em suma, ativo é tudo aquilo que produz rendimentos ou recursos. É o contrário de passivo, que significa valores a pagar, ou dívidas. Além dos bens, também podem ser considerados ativos, algo que corresponde aos créditos de uma empresa ou o que ela tem a receber.
Além disso, também são considerados ativos os valores que uma empresa tem a receber. Estão incluídos os valores devidos por clientes, adiantamentos de fornecedores e juros a receber por ter concedido um financiamento.
O que é uma asset? Como funciona no mercado financeiro?
Uma asset management funciona no mercado financeiro com uma espécie de terceirização na gestão dos ativos. Isso porque essas empresas têm o objetivo de tomar decisões sobre a melhor forma de alocar o patrimônio de seus clientes.
A melhor forma de conseguir uma boa alocação dos recursos é buscar bons rendimentos e para isso, a asset mantém uma equipe focada em realizar esse trabalho. Ela avalia questões como contexto econômico, cenário político etc.
Daí os profissionais da asset traçam o melhor panorama que busque obter as melhores relações entre risco e rendimento, de acordo com o cenário que se apresenta. É importante que os clientes conheçam o histórico da gestão da asset, pois são eles que vão decidir a alocação dos recursos de seus clientes.
A ideia da asset é oferecer esse serviço para quem não possui tempo ou conhecimento suficiente de mercado para fazer um investimento individual e tem preferência por buscar o serviço oferecido por um profissional capacitado e especializado.
Atualmente, esse tipo de serviço possui mais demanda por quem tem um patrimônio maior investido, mas quem possui valores menores também pode buscar os serviços de uma asset.
O que diferencia uma asset de uma corretora – veremos isso com mais detalhes adiante – é a decisão sobre o direcionamento dos recursos dos clientes.
Assim, é importante que o gestor seja um profissional que possua muito conhecimento sobre o cenário macroeconômico nacional e internacional. Entram em campo também o conhecimento e a experiência na hora de lidar com o patrimônio de seus clientes.
Resumindo: ao contratar uma asset, o investidor deposita nesse serviço toda sua confiança para que os gestores possam trabalhar da melhor forma possível em cima do patrimônio dos investidores institucionais ou individuais.
A EQI Investimentos possui como um de seus “braços” a gestora EQI Asset, que reúne profissionais com currículo diferenciado e conhecimento comprovado na seleção e gestão de ativos.
Trata-se de uma equipe consolidada, com uma convivência profissional de muitos anos. E que possui resultados comprovados – tanto individual quanto coletivamente. São profissionais com a missão de cuidar do dinheiro de outras pessoas como se fosse deles.
- Abra, agora mesmo, sua conta de Investimentos na EQI.
A EQI Asset possui hoje 2,252 bilhões de ativos sob gestão, com mais de 13.022 cotistas. Trabalham nessa asset, mais de 36 profissionais dedicados a cuidar do dinheiro dos clientes.
Com relação aos fundos, a EQI Asset trabalha com long bias, renda fixa, Tech FIA IE, previdência, crédito privado, multimercado, fundos de ações, track, fundos imobiliários e fundos de ETFs.
A asset tem a missão de ajudar o investidor de manter uma carteira de ativos considerada balanceada. Para isso, usa a estratégia da alocação de recursos, colocando uma parte do portfólio em renda fixa, outra parte em renda variável e mais uma parte em investimentos que podem servir de proteção à carteira de investimentos.
Na parte de renda fixa, podem ser encontrados investimentos do tipo Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliárias (LCI), títulos de Tesouro Direto e os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), entre outros.
Já na parte destinada à renda variável, entram os próprios investimentos em ações, derivativos, fundos multimercados e fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Já na proteção, podem entrar investimento em ouro ou dólar, além de outros tipos que podem se enquadrar na categoria de hedge.
Qual a diferença entre uma asset e uma gestora de fundo?
Para entender a asset é preciso traçar uma linha que a diferencie da gestora de fundo de investimentos. É consenso no mercado que toda gestora pode atuar como uma asset. Porém, o contrário não se aplica.
E qual o motivo? Porque, no trabalho da gestão de ativos não é obrigatória a constituição de um fundo.
Qual a diferença entre uma asset e uma corretora?
Também há diferenças entre as atribuições de uma asset e de uma corretora.
A corretora dá ao investidor a possibilidade de negociar no mercado. Já a asset busca, principalmente, a gestão dos recursos dos clientes, fazendo a alocação da melhor forma possível.
- Baixe aqui, gratuitamente: materiais gratuitos da EQI
- Mais: Planilha de Ativos
- E ainda: Carteira recomendada da FIIs da EQI Research
Então a equipe da asset torna-se diretamente responsável por tomar as decisões pelo cliente. E por conta dessa responsabilidade, os economistas ficam responsáveis pela prestação periódica de contas aos seus clientes.
Sobre a questão de custos, quando um investidor decide apostar em uma corretora, ele pode pagar uma taxa de corretagem ou comissão sobre suas operações. Isso ocorre sempre quando ele decide comprar ou vender ativos. É o que se chama de operação baseada no modelo commission-based.
Já na asset, a questão das taxas possui uma diferença. O cliente paga uma taxa de gestão para que seu patrimônio possa ser administrado. Na maioria dos casos, equivale a um percentual do valor total do patrimônio que ele possui investido.
Onde uma asset atua?
Uma asset pode atuar em diferentes ramos do segmento do mercado financeiro. Uma das atuações é nas chamadas family offices, que são serviços especializados de assessoria para famílias que possuem um poder aquisitivo considerado elevado. Nesse caso, a asset ajuda no gerenciamento do patrimônio dessa família com um tratamento como se fosse uma empresa.
Aqui, pode entrar soluções como a holding familiar que facilita esse gerenciamento. Trabalha ainda, além do gerenciamento de ativos, a realização do planejamento de sucessão e demais questões ligadas ao pagamento de tributos.
Outra vertente da atividade da asset inclui o gerenciamento de fundos de de hedge, de pensão, fundos multimercado, FIA e outros que podem ser enquadrados em produtos de gestão ativa. E na gestão ativa, algumas das assets também ajudam na criação de índices de negociação.
Quer saber o que é uma asset e investir com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato