O Dia das Crianças é uma data tradicional para presentear nossos filhos, sobrinhos, afilhados ou crianças especiais que fazem parte de nossas vidas. Mais do que apenas presentear os pequenos, desejamos oferecer uma lembrança mais do que especial que, de certa forma, os acompanhe ao longo de suas vidas.
No portal EuQueroInvestir, sempre enfatizamos a importância da Educação Financeira para saber lidar com o dinheiro.
E uma coisa é fato: não existe uma idade ideal para aprender a gerenciar o próprio dinheiro, mas é possível estimular e educar financeiramente as crianças, independentemente da sua idade.
Nesse contexto, visando promover a educação financeira das crianças, o portal EuQueroInvestir realizou um levantamento de sete jogos que ensinam Educação Financeira e auxiliam os pequenos a saber sobre como gerenciar seus próprios recursos desde cedo. Confira!
1. Banco Imobiliário

Sabe aquele jogo de tabuleiro famoso, o Banco Imobiliário? É a versão brasileira do Monopoly. Mesmo com algumas mudanças, os dois jogos ainda têm o mesmo objetivo principal: comprar e vender propriedades como casas, hotéis e empresas.
Esse jogo é puro mercado imobiliário e trata de conceitos como propriedade, aluguel, salário e até falência.
Quem vence? Aquele que não for à falência ou que tiver mais propriedades, é claro.
O Monopoly foi criado em 1904, mas a versão que conhecemos hoje saiu em 1935. No Brasil, a Estrela detém os direitos do jogo e o transformou no famoso Banco Imobiliário, que se tornou o jogo mais vendido da história do país.
2. Jogo da Vida

No Jogo da Vida, você basicamente simula uma vida fictícia. Você escolhe sua carreira, se casa, tem filhos, compra uma casa, paga contas e, com um giro na roleta, decide seu destino. Quem ganha? Quem leva uma vida fictícia mais bem-sucedida, é claro!
3. Dia de Mesada, Turma da Mônica

O jogo ensina a lidar com a mesada. Ganhar, gastar, trocar e poupar dinheiro para comprar peças do tabuleiro são os ensinamentos. O objetivo é aprender a administrar a mesada enquanto se diverte.
5. Cashflow

Este jogo desafia você a gerenciar recursos financeiros, simula situações da vida real e tem duas pistas: a dos ricos e a dos comuns. O objetivo? Construir uma renda passiva a partir de seus investimentos. Há versões adultas e infantis, além de versões digitais e físicas.
6. Jogo da Mesada

Neste jogo de tabuleiro, os participantes encaram situações em que precisam ganhar ou gastar dinheiro. Um dos jogadores anota as dívidas, e o jogo inclui conceitos como juros e investimentos. Cada jogador recebe uma mesada e o objetivo é terminar com mais dinheiro.
7. Renda Passiva

Este jogo de tabuleiro simula a vida adulta e ensina escolhas financeiras inteligentes. Quem alcançar a independência financeira ao tomar as melhores decisões sobre dinheiro ganha. A ideia é criar um ambiente realista para aprender sobre finanças e aprender com erros e feedbacks.
Você viu sete jogos que ensinam Educação Financeira para o Dia das Crianças. Veja outras informações sobre Educação Financeira clicando aqui.