
Como começar a investir sem medo: 5 passos que ninguém te contou
21 Ago 2024 às 16:53 · Última atualização: 21 Ago 2024 · 4 min leitura
21 Ago 2024 às 16:53 · 4 min leitura
Última atualização: 21 Ago 2024
O que é preciso para ter sucesso financeiro? João Cabral, head de planejamento financeiro da EQI Investimentos, e Victor Auge, coordenador da Omint Seguros, compartilharam ensinamentos e reflexões importantes sobre planejamento financeiro na Money Week. Acompanhe os principais insights.
Ter sucesso financeiro não necessariamente diz respeito a ter conhecimento técnico, ensina João Cabral. “Se você é um doutor, formado em Harvard e tem a máxima capacidade intelectual, isso não garante que você vai ter sucesso financeiro. Mas há pessoas sem qualquer educação financeira, mas com bom comportamento financeiro que acabam tendo sucesso. E isso intriga muito”, ele diz.
O planejador financeiro aponta que a psicologia comportamental é o que, no fim do dia, explica o sucesso financeiro. E é preciso atenção a ela para entender as ações das pessoas em relação ao dinheiro.
“Ninguém é maluco ao lidar com dinheiro. Todo mundo lida de acordo com experiências passadas. A geração com mais de 40 anos, que viveu a hiperinflação, tem uma mentalidade diferente dos mais jovens”, diz.
João Cabral conta que, trabalhando por mais de 10 anos como assessor de investimentos, já viu muitos clientes com um patrimônio bastante alto acabar sem nada porque se arriscava demais.
“Vi muita gente com muito patrimônio sem poder alcançar a liberdade financeira. Ganha-se muita grana, mas perde-se muito rápido também no mercado financeiro. Nada justifica arriscar algo que você já tem por algo que você não precisa”, orienta.
Outra dica é: o planejamento financeiro ajuda a ter uma vida tranquila. “Viver muito sem planejamento pode ser um problema. Vide a história de Jorginho Guinle, playboy famoso do Rio de Janeiro. Ele gastou mais do que imaginou que iria viver. E acabou vivendo de favor ao final da vida”, comenta Victor Auge.
Cabral relembra outro caso que exemplifica o quanto calcular mal o futuro pode ser ruim: “Um cliente meu tinha herdado R$ 11 milhões, mas ele gastava muito mais do que o rendimento mensal da herança gerava. Cinco anos depois, ele estava vendendo tudo e queria que eu arrumasse comprador para os galpões e as lanchas que sobraram”, diz, reforçando o quanto planejamento é primordial.
Mas como, então, se comportar perante o dinheiro? O planejador financeiro elenca:
Quer ter acesso a todo conteúdo da Money Week? Clique aqui e confira agora mesmo!
Você leu sobre sucesso financeiro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!
O conteúdo foi útil para você?
Como começar a investir sem medo: 5 passos que ninguém te contou
Autorizo o envio das minhas informações de acordo com os termos de uso.
Editorias