Os Estados Unidos criaram 114 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de julho, segundo dados do payroll divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Departamento do Trabalho norte-americano. O resultado representa uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando o país divulgou 179 mil novas posições, com o dado já revisado nesta data, de 206 mil reportadas anteriormente.
O mercado financeiro projetava a criação de 176 mil novas vagas informadas pelo payroll.
A taxa de desemprego nos EUA subiu para 4,3%, acima dos 4,1% reportados no mês anterior. Analistas do mercado projetavam uma estabilidade para o desemprego, em 4,1%.

O número de desempregados teve uma alta de 352 mil, para 7,2 milhões de pessoas. Tanto o número de pessoas desempregadas como o desemprego (4,3%) ficaram acima do reportado no ano anterior, de 5,9 milhões e 3,5%, respectivamente.
Entre os principais grupos, as taxas de desemprego para homens adultos (4,0%) e brancos (3,8%) aumentaram em julho.
Em julho, o salário médio por hora aumentou em 8 centavos de dólar, ou 0,2%, para US$ 35,07. Nos últimos 12 meses, o rendimento por hora teve alta de 3,6%.
O payroll informou que o furacão Beryl, que atingiu a costa central do Texas em 8 de julho de 2024, durante os períodos de referência para as pesquisas domiciliares e de estabelecimentos, não teve efeito perceptível nos dados nacionais de emprego e desemprego de julho. As taxas de resposta para as pesquisas ficaram dentro das faixas normais.
Ainda nesta semana, houve divulgação do relatório JOLTS e da pesquisa ADP, do setor privado, que também mostraram uma desaceleração do emprego no país.
Payroll: vagas de maio e junho revisadas para baixo
O número de vagas criadas em maio e junho, segundo o payroll, foi revisado pelo Departamento de Trabalho norte-americano.
Na divulgação anterior, o número de maio havia sido alterado de 272 mil para 218 mil vagas abertas. Agora, o Departamento do Trabalho firmou o dado em 216 mil, com 2 mil vagas a menos.
A variação de junho foi revisada para baixo em 27 mil vagas, de 206 mil para 179 mil. Com estas revisões, os novos postos foram subtraídos em 29 mil do reportado anteriormente.