Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional, Roberto Dumas é uma referência quando se fala em análises de cenários econômicos internacionais. Afinal de contas, Dumas é Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA).
Sem contar que ele representou o banco Itaú BBA em Shanghai e em 2016 e 2017 atuou no banco dos BRICS em Shanghai (New Development Bank) nas áreas de operações estruturadas e risco de crédito. Além de ter passagens em instituições internacionais renomadas como UBS, Citigroup e Lloyds Bank.
Roberto Dumas é mais um convidado confirmado na oitava edição da Money Week, evento online e gratuito da EQI Investimentos, que acontece nos dias 2 e 3 de maio.
Dumas participará do painel “Análise do impacto da política de juros e suas implicações” junto com Stephan Kautz, Daniel Weeks e André Duarte.

Quem é Roberto Dumas?
Roberto Dumas é reconhecido por sua ampla expertise em temas relacionados à economia internacional, finanças e cenários econômicos, e seu vasto conhecimento e experiência tanto no mercado financeiro quanto na na área acadêmica.
Dumas é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas desde 1988, e também possui um Curso de Especialização para Graduados (CEAG) pela mesma instituição. Ele concluiu seu mestrado em Economia – International Banking and Finance pela University of Birmingham, na Inglaterra, em 1994. Além disso, em 2012, obteve o título de mestre em Economia Chinesa pela Fudan University, em Xangai, China.
O palestrante da Money Week iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1990 na Lloyds Bank, onde atuou como Trader (Treasury) por dois anos. Posteriormente, ele trabalhou em instituições financeiras de renome como a Finambrás, o Citigroup, a UBS e o Banco Paribas, onde adquiriu uma vasta experiência em operações financeiras e gestão de riscos.
Uma das importantes fases de sua carreira foi no Itaú BBA, onde atuou por 18 anos. Ele ocupou diversas posições, incluindo Gerente de Project Finance e Chefe do Escritório de Representação do Itaú BBA em Shanghai. Nessa posição, Dumas foi responsável por auxiliar empresas latino-americanas localizadas na Ásia a levantarem recursos junto aos canais bancários de relacionamento do Itaú BBA, além de prospectar novos clientes e diversificar o funding das operações locais do banco com linhas provenientes de bancos asiáticos.
Em 2011, ele foi nomeado Head de Risco de Crédito Socioambiental, liderando uma equipe multidisciplinar de analistas de crédito e risco socioambiental. Nessa posição, ele também representou o Grupo Itaú no Comitê Diretivo dos Princípios do Equador, demonstrando seu comprometimento com questões socioambientais e sustentabilidade nos negócios.
Além de sua atuação no Itaú BBA, Dumas também teve uma breve passagem pelo banco dos BRICS em Xangai, o New Development Bank, em novembro de 2016. Lá, ele atuou nas áreas de operações estruturadas e risco de crédito, ampliando sua experiência em mercados internacionais e demonstrando sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes contextos.
Paralelamente à sua carreira corporativa, Dumas também possui experiência docente em diversas universidades e escolas de negócios, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele lecionou em instituições como:
- Universidade São Judas Tadeu,
- Universidade de São Paulo (USP),
- INSPER – IBMEC São Paulo,
- Fudan University (Shanghai),
- China Europe International Business School (CEIBS – Shanghai),
- HSM Educação,
- Saint Paul Escola de Negócios,
- Fundação Instituto de Administração (FIA – USP)
- INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa
- IBMEC São Paulo Business School
Dumas ministrou disciplinas relacionadas à Economia Internacional, Finanças Internacionais, Cenários Econômicos, Economia Chinesa e Crises Econômicas.
Quer aprender mais na Money Week? Faça já sua inscrição!
Money Week 100 Dias de Governo
Nos primeiros 100 dias do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governo federal apresentou diversas propostas e medidas relacionadas à área econômica. Os principais temas em destaque são a reforma tributária, o novo arcabouço fiscal e a taxa de juros.
Diante dos desafios e propostas apresentadas pelo Governo, a EQI está promovendo a Money Week 100 Dias de Governo, um evento online e gratuito nos dias 2 e 3 de maio, que busca debater e analisar as diretrizes e ações do Governo de Lula na área econômica, assim como seu relacionamento com o Congresso, o mercado e a sociedade como um todo.
É uma oportunidade para discutir os rumos da economia brasileira e entender os impactos dessas medidas no cenário econômico do país.
Confira outros nomes já confirmados no evento:
- Heni Ozi Cukier – cientista político, professor e palestrante
- Luís Moran – head da EQI Research
- Paula Moraes – sócia fundadora e âncora da BM&C News
- Ibsen Costa Manso – analista político na ICM Consultoria
- Wafá Kadri, comentarista política
- Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset
- André Raduan – fundador e co-CIO na Genoa Capital
- Gustavo Pessoa – gestor na Legacy Capital
- Thierry Roland Soret – CFO na Usina Coruripe
- Alexandre Viotto – head da EQI Banking
- Rafael Favetti – advogado e analista político
- Ricardo Cará – head de Multimercados da EQI Asset
- Rodrigo Samaia – head de Equity Sales da EQI Internacional
- Alejandro Schiuma – head de Crédito Privado na EQI Investimentos
- E muito mais…
O que é a Money Week?
A Money Week é um evento dedicado a investimentos, organizado pela EQI Investimentos, uma assessoria de investimentos com mais de R$ 21 bilhões em ativos sob custódia.
Agora em sua 8ª edição, a Money Week é voltada para investidores de todos os níveis, desde aqueles que nunca investiram antes até aqueles que têm obtido excelentes resultados e estão em busca de formas de aprimorar ainda mais suas estratégias.
A proposta da Money Week é fornecer um entendimento claro do mercado financeiro e ajudar os participantes a evoluírem em seus investimentos, sem o uso de jargões, também conhecidos como “econômes”, ou terminologias complexas.
Durante o evento, painéis serão ministrados por autoridades em finanças, investimentos e economia, proporcionando aos participantes uma verdadeira trilha de conhecimento.
Independentemente de seu nível de experiência em investimentos, o objetivo da Money Week é levá-lo do zero ao absoluto em conhecimentos sobre investimentos. Venha participar e ampliar seu entendimento sobre o mercado financeiro de forma clara e acessível.
Veja quem já passou pela Money Week
Muitos nomes já fizeram história, entre eles estão:
- Paul Krugman e Joseph Stiglitz, dois prêmios Nobel de Economia;
- Armínio Fraga, economista, ex-presidente do Banco Central;
- Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG e ex-secretário do Tesouro Nacional;
- Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital e um dos maiores gestores do país;
- Luis Stuhlberger, CEO da Verde Asset, também considerado um dos maiores gestores do país;
- André Esteves, sênior partner BTG;
- Roberto Sallouti, CEO BTG;
- Luiz Barsi, maior investidor individual da bolsa de valores brasileira;
- Michel Temer, ex-presidente;
- Sergio Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça;
- Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda.
Confira tudo sobre as edições anteriores da Money Week, clicando aqui.
Aprenda mais com Roberto Dumas e demais convidados da Money Week.