Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Money Week
Notícias
Wafá Kadri comenta o cenário político na Money Week; faça a sua inscrição

Wafá Kadri comenta o cenário político na Money Week; faça a sua inscrição

Com participações no Morning Show e no Programa Pânico da Jovem Pan, a comentarista política do O Antagonista, Wafá Kadri, está se destacando nas redes sociais com o seu discurso liberal e análise do noticiário político. 

Para entender o que está acontecendo no Brasil, sob o viés político, Wafá Kadri é uma das convidadas confirmadas da Money Week 100 Dias de Governo, evento online e gratuito da EQI Investimentos que ocorre nos dias 2 e 3 de maio – clique aqui para participar

banner Money Week

Quem é Wafá Kadri?

Wafá Kadri é uma comentarista política brasileira, nascida em 19 de fevereiro de 1997, mas que saiu do país com apenas um ano e meio com a avó paterna e foi para a cidade de Ghazze, no Vale do Bekaa, no Líbano. Ela veio para o Brasil com seus pais quando tinha apenas cinco anos de idade. 

No retorno ao país, ela enfrentou dificuldades de adaptação com a cultura e a língua e passou a se aproximar cada vez mais de projetos sociais para a inserção de pessoas em vulnerabilidade no meio social.

Aos 13 anos, começou a fazer trabalho com pessoas em situação de rua, aos 16 conseguiu seu primeiro emprego no Consulado do Líbano, seguido de Itamaraty, prefeitura de São Paulo e Governo do Estado na gestão Doria.

Wafá estudou Relações Internacionais na PUC-SP, onde enfrentou desafios e precisou abandonar o último ano de faculdade, quando sofreu ameaças após ter publicado uma foto com o então presidente Jair Bolsonaro em 2020, o que motivo o afastamento dela na instituição de ensino superior. Atualmente, a comentarista está no último ano de Relações Internacionais com ênfase em Economia na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

Em 2020, Wafá Kadri foi candidata a vereadora pelo partido NOVO na cidade de São Paulo, recebendo um pouco mais de 5,1 mil votos, mas não conquistando uma vaga no legislativo paulistano.

Porém, ainda por causa da foto com o ex-presidente, Kadri se desfiliou do NOVO por sofrer ataques de filiados e membros do alto escalão do partido.

Além disso, Kadri participa, com regularidade, de programas da Jovem Pan como comentarista política, sendo que ocupou, recentemente, um lugar fixo no Morning Show. Isso além de sua atuação nas redes sociais.

Trajetória Profissional

Wafá Kadri iniciou sua trajetória profissional como estagiária no Consulado Geral do Líbano em 2016, aos 19 anos, onde participou do programa rotativo de estágio nas áreas de Legalização, Consular e Atendimento ao Público. Ademais, Kadri prestava apoio ao corpo diplomático.

No ano seguinte, atuou como estagiária no Ministério das Relações Exteriores, no escritório de São Paulo, onde realizava atividades de legalização e consular, assessorava a Embaixadora, participava de reuniões e fazia ata das mesmas, enviava ofícios e recebia documentos enviados ao escritório, atendia às autoridades, cuidava de pagamentos, confecção de memorandos e dava apoio à mudança de sede, entrando em contato com fornecedores de diversos tipos.

Em 2018, Kadri trabalhou por menos de um ano na Prefeitura de São Paulo, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, assessorando a chefia no setor de imigrantes e refugiados, com o objetivo de acolher e dar suporte a migrantes em trânsito ou residentes na cidade. 

Ela também atuou no projeto de Interiorização dos Venezuelanos, articulado pelo Governo Federal junto ao ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), cumprindo a implementação da Política Municipal para a População Imigrante, assegurando o direito ao acolhimento, atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades.

Posteriormente, Wafá Kadri trabalhou no Gabinete do Prefeito durante a gestão de Bruno Covas, apoiando o acompanhamento das secretarias municipais para efetivação de suas entregas e projetos, auxiliando na elaboração de pesquisas que contribuíam para os processos de tomada de decisão, monitorando programas, projetos e processos, elaborando indicadores, analisando relatórios e elaborando relatórios técnicos.

Atualmente, Wafá trabalha no jornal O Antagonista e é comentarista política do Fio Diário, um das principais páginas de direita do Brasil, com participações Marco Antônio Costa, Adrilles Jorge e Geisiane Freitas.

Mudança ideológica política

Em entrevista à Jovem Pan, Wafá Kadri comentou a “acusação” sobre ser “vira-casaca” por, no passado, ter afinidade com ideias da esquerda. 

Eu não tenho vergonha nenhuma de dizer que já comprei, sim, algumas ideias da esquerda. A primeira coisa que acreditamos quando somos jovens é na esquerda, afinal, nem a escola, nem a faculdade ensinam o que é liberalismo porque temos uma educação muito enviesada. Querendo ou não, ela vende algumas bandeiras melhor do que qualquer espectro político. Como faço trabalho voluntário com pessoas em situação de rua desde os meus 13 anos de idade, uma área que é dominada pela esquerda, a primeira coisa que você faz se tem o mínimo de empatia é comprar essas ideias“.

Apesar disso, ela afirma que conheceu e aderiu ao liberalismo enquanto trabalhava na Prefeitura de São Paulo. 

Por sorte, na Prefeitura pude ver que muito do que a esquerda defende é demagogia. Então, fui estudar sozinha, comecei a abrir minha mente para o liberalismo, conheci o Partido Novo e vi que suas ideias e valores eram compatíveis com o que eu acreditava, então decidi me filiar. Não foi o Filipe (Sabará, Secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado de SP) que me levou“, revelou. 

  • Quer aprender mais com a Wafá Kadri? Participe da Money Week 100 Dias de Governo e fique por dentro da visão dos melhores analistas para tomar as decisões mais adequadas.