Se você ouvir o nome Heni Ozi Cukier, talvez não faça ideia quem seja essa pessoa. Mas ao pesquisar o nome Professor HOC, você encontrará uma infinidade de conteúdos de qualidade sobre política internacional.
Descendente de judeus libaneses, russos e poloneses, a geopolítica já está no sangue de Professor HOC, que atualmente é um cientista político, professor, escritor, palestrante e político brasileiro, sendo deputado estadual por São Paulo entre os anos de 2019 e 2023.
Professor HOC é um dos convidados confirmados da próxima Money Week, um dos maiores eventos de investimentos do País, que será realizado dia 2 de agosto, com posterior transmissão online.
Quem é o Professor HOC?
Heni Ozi Cukier nasceu em São Paulo no dia 29 de janeiro de 1977. O Professor HOC tem formação em Filosofia e Ciência Política na Barry University, nos Estados Unidos (EUA). Além disso, ele tem mestrado em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington, D.C.
Ainda nos EUA, o palestrante da Money Week trabalhou na ONG Peacebuilding & Development Institute, no think tank Woodrow Wilson Center e em organizações internacionais como a Organização dos Estados Americanos e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Professor HOC fundou a CORE SAM, gestora de ativos socioambientais, e depois desenvolveu o Insight Geopolítico, consultoria de risco político. Na mídia brasileira, ele foi autor do blog “Risco Político Global” do portal da revista Exame.
HOC leciona Relações Internacionais na ESPM-SP desde 2009 e ministra cursos na Casa do Saber. E não apenas isso, ele é uma das referências para análise de geopolítica, com um canal do Youtube com 1,36 milhões de inscritos.
Carreira política
O Professor HOC foi estrategista político do Partido Novo na campanha municipal de São Paulo em 2016.
Em janeiro de 2017, assumiu o cargo de Secretário-adjunto de Segurança Urbana de São Paulo na gestão João Dória, onde liderou programas como o City Câmeras e ações de enfrentamento à Cracolândia.
Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo partido Novo com 130.214 votos, sendo o 13º mais votado em São Paulo. Em seu primeiro ano, foi líder da bancada do Novo e relator da reforma previdenciária do Estado de São Paulo.
É autor de três leis aprovadas:
- Lei nº 17.183 / 2019 - Institui a Política sobre Drogas do Estado de São Paulo,
- Lei nº 17.320 / 2021 – “Fura-fila da Vacina”, e
- Lei nº 17.336 / – 2021 – “Pune quem comete Crimes de Corrupção na Pandemia”.
Em 2020, foi eleito presidente da Comissão de Relações Internacionais na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2021, foi eleito vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Em julho de 2021, anunciou sua pré-candidatura ao Senado pelo Estado de São Paulo, mas ele saiu do Novo em janeiro de 2022 com a intenção de se filiar ao Podemos para concorrer ao cargo de deputado federal. Nas eleições de outubro de 2022, não conseguiu a eleição para deputado federal, apesar dos 98.720 votos.
Terceira Guerra Mundial não é descartada
Em participação recente no podcast Market Makers, Hoc apresentou sua teoria de que o momento político pelo qual o mundo passa hoje é muito parecido com o período pré-Segunda Guerra Mundial. “A guerra não começa de repente, ela começa com conflitos isolados em várias partes do mundo”, disse.
Na época, Alemanha, Itália e Japão travavam suas batalhas isoladamente, e em um determinado momento, convergiram para formar o Eixo. Os países tinham em comum o expansionismo com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional vigente.
HOC traçou um paralelo com o que ocorre hoje em três frentes: Rússia contra Ucrânia, guerra no Oriente Médio, protagonizada pelo Irã, e ameaça iminente da China avançar sobre Taiwan. “Se esse terceiro elemento acontecer, teremos três guerras regionais, envolvendo ditaduras autocráticas que acham que podem conquistar territórios na base da força. Se a China fizer isso, os Estados Unidos vão entrar, e desencadear a Terceira Guerra Mundial”, preconizou.
“As pessoas acham que as decisões são econômicas. Elas não são. Não adianta usar o argumento econômico de ‘eles têm muito a perder economicamente’. Na lógica de poder, você está disposto a perder muito, se o seu inimigo for perder mais ainda. A distância de poder entre EUA e China nos últimos 30 anos, é favorável à China, que está chegando perto, o gap está diminuindo. Transição de poder não acontece pacificamente, a não ser que uma das potências entre em colapso sozinha”, explica.
Money Week 2024: garanta seu lugar
Pela segunda vez, a Money Week terá como sede Balneário Camboriú, em Santa Catarina, cidade reconhecida como uma das melhores cidades do país para se criar conexões e fazer negócios e “berço” e sede da EQI Investimentos.
Durante o dia 2 de agosto, serão mais de 12 horas de conteúdo, com mais de 40 palestrantes participando de painéis simultâneos distribuídos em três palcos distintos.
O evento será transmitido posteriormente de forma online e gratuita (as inscrições já estão abertas!). Além disso, haverá a oportunidade de participar presencialmente e interagir pessoalmente com os principais líderes do mercado, proporcionando uma excelente oportunidade para networking.
- São três tipos de ingressos à venda: full, private e private AA+. O mais completo dos ingressos inclui almoço com o convidado especial Andre Agassi e livro autografado pelo ex-tenista.
Quer aprender mais com Professor Hoc e outras personalidades do mercado financeiro? Clique e inscreva-se na Money Week.