Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Bull market chinês: o que ocorre com as ações? Entenda

Bull market chinês: o que ocorre com as ações? Entenda

Muito se fala sobre um possível bull market chinês, já que ações de grandes empresas do país tem apresentado um bom ritmo neste ano. O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, registrou somente nos primeiros meses de 2025, um aumento acumulado de 20%. Mas o analista CNPI da EQI Research Felipe Paletta avalia que vê uma correção nos preços das ações.

De acordo com ele, as bolsas chinesas negociam as ações com múltiplos muito baixos, com as companhias entregando um resultado operacionais muito acima dos valores de suas ações. Então, ele diz que há uma “correção de exageros”, e por isso, há esse aumento muito acentuado.

Dentro desse aumento intenso estão performance de ações de empresas como Alibaba, BYD, entre outras que têm se destacado no mercado global e que mais carregam o Hang Seng para cima.

“Mas se olharmos o índice com as 300 maiores empresas da China, que é mais semelhante ao S&P 500, da bolsa de Nova York, vemos que esse movimento não é tão alto”, disse ele.

Gráfico para o bull market chinês

Ajuste técnico explica bull market chinês

Por isso, diz Paletta, por trás desse movimento de alta dos últimos meses, está uma questão de ajuste técnico – dos valores das ações acompanhando os resultados operacionais das empresas.

Publicidade
Publicidade

Sobre o futuro, ele salientou que é difícil traçar uma perspectiva exata para o mercado de ações da China. Isso porque dados econômicos do país não são divulgados tão abertamente quanto outros países, como EUA e Índia, por exemplo. E isso por causa do caráter do governo chinês, que é considerado uma ditadura.

Leia também:

Mas seria bom para o mercado brasileiro que ocorresse de fato esse movimento de bull market na China. Os efeitos seriam sentidos por aqui e isso seria benéfico para as ações de companhias brasileiras. “Torcemos muito, seria muito bom para a bolsa nacional”, completa ele.

Medidas de estímulo

Recentemente, o governo da China anunciou um novo pacote de medidas para estimular o consumo interno, com foco no aumento da renda da população, conforme noticiado pela agência oficial Xinhua. As ações fazem parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer a demanda doméstica, especialmente em um cenário econômico desafiado pelas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.

A notícia teve impacto positivo nos mercados emergentes, impulsionando suas moedas e provocando uma queda de quase 1% no dólar. Os investidores agora aguardam detalhes adicionais sobre as medidas, que serão apresentados por autoridades chinesas em uma coletiva de imprensa programada para esta tarde.

O Conselho de Estado chinês delineou diretrizes adicionais para estabilizar os mercados de ações e o setor imobiliário, além de implementar incentivos para aumentar a taxa de natalidade do país. O governo reconhece que uma recuperação mais robusta da renda é essencial para estimular os gastos da população e impulsionar o crescimento econômico.

Durante as recentes reuniões parlamentares, o aumento do consumo foi colocado como a principal prioridade do relatório anual de trabalho — algo inédito desde que Xi Jinping assumiu o poder há mais de uma década. Embora os detalhes sobre os investimentos públicos ainda não tenham sido revelados, as diretrizes demonstram uma postura mais firme do governo em enfrentar os desafios econômicos neste ano.

O pacote anunciado abrange oito áreas, incluindo iniciativas para melhorar os cuidados infantis e fortalecer o sistema de licença remunerada. Algumas regiões já começaram a expandir o suporte social. Em Hohhot, capital da Mongólia Interior, o governo local anunciou novos subsídios para creches, antecipando as diretrizes nacionais e reforçando o compromisso com a recuperação do consumo.

Você leu sobre bull market chinês. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!