Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump diz que tarifas recíprocas atingirão todos os países

Trump diz que tarifas recíprocas atingirão todos os países

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no domingo (30) que seu plano de tarifas recíprocas, previsto para ser divulgado na quarta-feira (2) e chamado por ele de “Dia da Libertação”, abrangerá todos os países. Até então, o mercado especulava que as tarifas seriam aplicadas apenas a nações com grandes desequilíbrios comerciais. “Você começa com todos os países. Essencialmente, todos os países dos quais estamos falando”, afirmou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, segundo a Reuters.

A decisão frustra expectativas de uma abordagem mais seletiva e aumenta o risco de novas tensões comerciais globais. O plano prevê tarifas proporcionais às impostas por outros países sobre produtos americanos, com o objetivo, segundo Trump, de proteger a economia dos EUA da concorrência considerada desleal.

O impacto já se reflete nos mercados financeiros. No início da manhã, os índices futuros registravam quedas.

Tarifas recíprocas de Trump e o risco de estagflação

Investidores também demonstram preocupação com a possibilidade de estagflação — uma combinação de crescimento fraco e inflação elevada. O economista Mohamed El-Erian, da Allianz, alertou no X que os sinais desse fenômeno nos EUA estão se intensificando. Ele apontou para a queda no índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, que atingiu o menor nível em dois anos, e a alta nas expectativas inflacionárias de longo prazo para 4,1%, o maior patamar em 32 anos.

O Goldman Sachs elevou de 20% para 35% a probabilidade de recessão nos EUA nos próximos 12 meses, prevendo também três cortes de juros pelo Fed até dezembro. Segundo o banco, o agravamento das tensões comerciais e a piora na confiança do consumidor impulsionaram essa revisão.

Thomas Barkin, presidente do Fed de Richmond, alertou que a economia americana enfrenta uma “névoa densa” e defendeu a manutenção de uma política monetária restritiva. Ele ressaltou que, dado o atual nível da inflação, o impacto dessas tarifas pode ser ainda mais severo do que o registrado em 2018.

Você leu sobre as tarifas recíprocas de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!