A B3 ($B3SA3) anunciou o lançamento do Ibovespa B3 BR+, índice que combina empresas da carteira do Ibovespa com as companhias listadas no exterior que têm Brazilian Depositary Receipts (BDRs) negociados no país.
Os BDRs são títulos representativos de ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira. O Ibovespa B3 BR+ estará disponível para investidores a partir de agosto.
O Ibovespa, vale lembrar, é o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, e reúne as empresas mais negociadas no mercado de capitais do país. Atualmente, a carteira teórica tem 86 papéis de 83 empresas.
A B3 afirmou, em nota, que o Ibovespa B3 BR+ trará um “universo de investimento maior, já que além de toda a carteira do Ibovespa também irá incluir os papéis das empresas brasileiras que contam com BDRs negociados na B3, desde que atendam a todos os requisitos da metodologia”.
Marcos Skistymas, diretor de produtos da B3, avalia que a “modernização do mercado de capitais nos últimos anos tem exigido que a indústria de índices acompanhe uma demanda cada vez maior de produtos para a diversificação de portfólios“.
“Com a criação do novo índice Ibovespa B3 BR+, estamos oferecendo aos nossos clientes e ao mercado uma tese que reúne em um único lugar as empresas brasileiras mais negociadas, seja via ações ou BDRs”, disse
O que são BDRs? Conheça títulos do Ibovespa B3 BR+
Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são títulos lastreados em ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira. Ao comprar um BDR, o investidor compra, diretamente, ações no exterior. Mas, sim, adquire um recibo com lastro ou um título que dá direito sobre essas ações.
É bom saber que os BDRs acompanham a variação das ações das empresas lá fora, mas a compra é realizada em moeda local.
Se a companhia tiver lucro, o investidor brasileiro se beneficiará disso. Por outro lado, se os papéis se desvalorizarem, esse reflexo também será sentido por quem os adquiriu no Brasil.
No entanto, por serem investimentos nacionais, estarão sujeitos às normas brasileiras para todos os fins, inclusive de tributação.