Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
IBOVESPA
Notícias
Ibovespa futuro opera em queda; vendas no varejo recuam

Ibovespa futuro opera em queda; vendas no varejo recuam

Ibovespa futuro hoje (14) opera em queda de 0,13%, aos 120.464 pontos. Na quinta-feira (13), o principal índice da bolsa fechou com alta de 1,36%.

As vendas no varejo recuaram 1% na passagem de abril para maio, apontou o IBGE nesta manhã (14). No acumulado do ano, a alta é de 1,3%. Em 12 meses, de 0,8%. Na comparação anual, o comércio recuou 1% frente a maio de 2022, marcando a primeira taxa negativa após nove meses de altas. 

Repercute ainda no mercado o IPCA de junho, que recuou 0,08%, mas, apesar da deflação, ainda apresenta pressão sobre os números do núcleo do indicador, que não considera os itens mais voláteis, como alimentação e combustíveis. 

“Os serviços parecem estar acelerando novamente e o índice de núcleo ficou acima do esperado”, aponta o economista João Paulo Rabe, da EQI Asset. 

Com isso, o mercado espera uma queda de 25 pontos-base da Selic em agosto e não mais de 50 pontos-base. 

Publicidade
Publicidade

O Governo começa a renegociar dívidas dos contribuintes via programa Desenrola na segunda-feira (17).

Ibovespa futuro: mercados do exterior

Nesta sexta-feira (14) os grandes bancos americanos iniciam a divulgação dos balanços do segundo trimestre. Saem os números do J.P.Morgan, Wells Fargo e Citigroup. 

Destaque também para a Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan. 

Na quinta (13), a inflação ao produtor (PPI) dos EUA veio abaixo do esperado (0,1% ante projeção de 0,2%). Na comparação anual, a alta foi de 0,1%, ante expectativa de 0,4%. 

E reforçou os bons números da inflação ao consumidor (CPI): 0,2% em junho, abaixo das projeções de 0,3%. 

publicidade

Com isso, sobem as apostas de que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, promova apenas mais uma alta de juros até o fim do ano, na reunião marcada para daqui a duas semanas.

O que é o Ibovespa futuro?

O índice Ibovespa futuro é um contrato derivativo negociado na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele representa um acordo de compra ou venda do índice Ibovespa em uma data futura, a um preço pré-estabelecido.

O Ibovespa é o principal indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3. Ele é composto por uma carteira teórica das ações mais líquidas e representativas do mercado acionário brasileiro. O índice é atualizado a cada período e serve como uma referência para acompanhar a evolução do mercado de ações no Brasil.

O contrato futuro do Ibovespa permite que investidores especulem sobre a direção futura do índice, realizem operações de proteção (hedge) ou busquem oportunidades de lucro. Ao negociar o Ibovespa futuro, os participantes concordam em comprar ou vender o índice em uma data futura específica, com base em uma expectativa de preço.

A negociação do Ibovespa futuro é feita em lotes de valores, com cada lote representando uma determinada quantidade de pontos do índice. Os contratos possuem vencimentos em diferentes meses, permitindo que os investidores ajustem suas posições de acordo com suas estratégias e horizontes de investimento.

É importante ressaltar que o Ibovespa futuro é um instrumento derivativo de alto risco e volatilidade. A negociação desse contrato exige conhecimento do mercado financeiro e dos mecanismos de derivativos, além de uma compreensão dos riscos envolvidos. Os investidores interessados devem buscar orientação adequada e entender completamente os termos e condições antes de operar no mercado futuro.

Você leu sobre o Ibovespa futuro. Aproveite e garanta sua vaga na Money Week!

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES