Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI, inflação da indústria nos EUA, é de 0,1% em junho, abaixo de projeções

PPI, inflação da indústria nos EUA, é de 0,1% em junho, abaixo de projeções

O PPI dos EUA, Índice de Preços ao Produtor, que equivale à inflação da indústria, teve alta de 0,1% em junho, depois de registrar deflação (inflação negativa) de 0,4% em maio. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Bureau of Labor Statistics.   

O número ficou abaixo das projeções de consenso do mercado, de 0,2%, No acumulado dos últimos 12 meses, o PPI está em 0,1%, abaixo da projeções de 0,4$ e do índice de maio, de 0,9%. O núcleo do PPI, que exclui os itens considerados mais voláteis, como alimentação e energia, também foi de 0,1%, ante projeção de 0,2%, e acumula 2,6% de alta nos dados anualizados desde julho do ano passado.

O principal item a puxar a alta no índice foi energia, que subiu 0,7% – em maio, o setor havia tido redução de 6,8% nos preços em relação a abril. Já os alimentos tiveram queda de 0,1%. O comércio registrou alta de 0,2%.

Dados do PPI dos EUA em junho, na comparação mês e mês e anualizados
Fonte: Bureau of Labor Statistics

PPI dos EUA e o impacto das decisões do Fed

Os dados devem entrar no horizonte de médio e longo prazo do Fomc, o comitê de política monetária do Fed, banco central norte-americano, que daqui a duas semanas se reúne novamente para avaliar se mexerá na taxa de juros do país, hoje no intervalo entre 5% e 5,25%.

A projeção de consenso do mercado é que haverá uma nova alta de 0,25 p.p., depois da manutenção na taxa na reunião de junho, ainda que os dados do Livro Bege do Fed, divulgados nesta quarta-feira (12), tenham registrado desaceleração nos índices de inflação e no mercado de trabalho.

Publicidade
Publicidade

Já o CPI de junho, índice de preços ao consumidor, ficou em 0,1%, com 3% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo dados anunciados também nesta quarta-feira (12).

Seguro-desemprego

Os EUA tiveram 237 mil pedidos de seguro-desemprego na semana passada, até 8 de julho, segundo dados do Departamento do Trabalho norte-americano. Foram 12 mil pedidos a menos que na semana anterior, com número ajustado de 249 mil pedidos.

A média móvel das últimas quatro semanas caiu de 253,500 para 246,750 pedidos, de acordo com os dados ajustados. O número de segurados atendidos subiu em 11 mil, chegando a 1,729 milhão de pessoas atendidas

Dados do seguro=desemprego nos EUA ao longo dos últimos 12 meses