Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
FIIs chegam a 2,2 milhões de investidores; veja os que têm mais cotistas

FIIs chegam a 2,2 milhões de investidores; veja os que têm mais cotistas

Perto de completar 30 anos de funcionamento efetivo, o mercado de Fundos Imobiliários superou o equivalente a 1% da população brasileira, com a presença de 2,2 milhões de investidores ativos. Entre os FIIs com mais cotistas, oito deles já alcançaram a marca de pelo menos 250 mil investidores individuais.

Com uma população brasileira estimada em 203 milhões de habitantes, segundo dados do Censo 2022 revelados no mês passado pelo IBGE, o mercado de fundos conseguiu dobrar nos últimos três anos: eram 1,1 milhão de cotistas em janeiro de 2020.

Vale lembrar que o período de crescimento inclui o período da pandemia de covid-19, que provocou uma grave crise financeira global e afastou muitos potenciais investidores. Ao mesmo tempo, o mercado cresceu atraído especialmente pela possibilidade de obtenção de renda passiva, por meio de dividendos, de forma mais constante, uma vez que a maioria dos fundos faz distribuições mensais de seus resultados.

FIIs com mais cotistas: o top 10

Veja abaixo a lista dos Fundos Imobiliários com mais cotistas individuais, de acordo com levantamento do Clube FII reproduzida pelo jornal Valor Econômico:

  • Maxi Renda (MXRF11) – 843.893
  • CSHG Logística (HGLG11) – 365.414
  • XP Malls (XPML11) – 317.438
  • XP Log (XPLG11) – 311.732
  • BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) – 302.382
  • Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11) – 286.133
  • Vinci Shopping Centers (VISC11) – 254.109
  • Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) – 250.909
  • Valora Hedge Fund (VGHF11) – 249.635
  • Kinea Rendimentos Imobiliários /8KNCR11) – 245.313

FIIs com mais cotistas: as receitas do sucesso

Analistas apontam que os dividendos recorrentes – isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas – são apenas um dos fatores para a atratividade de investidores para o mercado de Fundos Imobiliários. Outro seria a junção de poder investir em imóveis, algo já impregnado na mente do brasileiro, com a possibilidade de aportar um pequeno capital. O recordista MXRF11, por exemplo, é negociado a pouco mais de R$ 10 a cota.

Publicidade
Publicidade

“O brasileiro já está acostumado à ideia de obter renda via imóveis, é um hábito antigo, mas, no mercado tradicional, é preciso acumular renda para ter um apartamento ou casa e viver de aluguel. E os FIIs facilitam a busca dessa renda passiva sem a necessidade de um investimento tão grande”, afirma Carol Borges, analista de FIIs da EQI Research.

Os fundos de shopping, por exemplo, que contam com dois na lista dos dez FIIs com mais cotistas (XPML11 e VISC11) são atrelados a propriedade reais de alto padrão.  “Antes, investir no mercado imobiliário significava ter no mínimo centenas de milhares de reais para adquirir um pequeno apartamento. Agora, qualquer pessoa com uma pequena reserva financeira pode adquirir participações em imóveis locados a grandes varejistas ou em shopping centers de altíssima qualidade”, completa Carol.

Responsável pela Carteira 200, sugestão para quem quer construir patrimônio com FIIs a partir de investimentos mensais de R$ 200, Carol alerta que os fundos sofrem oscilações em suas cotações e devem ser vistos como uma opção de investimento de rápido retorno.

“O investidor precisa entender que está aplicando seu dinheiro em ativos negociados em bolsa de valores, que estão sendo o tempo todo precificados, Uma queda pontual de um ativo por causa de uma rescisão antecipada, por exemplo, pode reduzir momentaneamente o valor de mercado do fundo, mas não muda os fundamentos, e o investidor muito apressado pode acabar vendendo as cotas com prejuízo sem entender muito bem o que está acontecendo”, explica a analista.

  • Depois de saber quais são os FIIs com mais cotistas, aproveite e cadastre-se na EQI Research: acesse gratuitamente recomendações e análises detalhadas de investimentos sobre Fundos Imobiliários e Ações, assinadas pelo nosso time de especialistas.