O Mercado Pago começou a oferecer transações via Pix na Argentina, acompanhando o aumento do número de turistas brasileiros no país vizinho.
Os serviços de pagamento do Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, tornaram-se onipresentes na Argentina, sendo amplamente utilizados pelos comerciantes, que preferem pagamentos instantâneos para evitar a espera da liberação de recursos por cartões de crédito, especialmente diante da desvalorização da moeda local.
“Os brasileiros já adotaram o Pix como seu meio de pagamento favorito pela praticidade, economia e rapidez”, afirmou Priscila Faro, diretora de legal fintech do Mercado Pago no Brasil, à Reuters. “Agora, estamos trazendo essa facilidade para turistas que visitam a Argentina.”
Nos últimos anos, o país vizinho tornou-se um dos destinos favoritos dos brasileiros, impulsionado por uma taxa de câmbio favorável. Em dezembro, 22% dos turistas internacionais que chegaram à Argentina eram do Brasil, de acordo com dados da agência de estatísticas argentina INDEC.
No entanto, essa tendência se inverteu recentemente, com mais argentinos optando por viajar ao Brasil devido ao fortalecimento do peso e à desvalorização do real.
Pix na Argentina: Mercado Pago lidera
Na Argentina, a aceitação do Mercado Pago é generalizada, e muitos estabelecimentos oferecem descontos para pagamentos via aplicativo ou dinheiro em espécie. A preferência pelo serviço está ligada à longa crise inflacionária do país, que chegou a registrar uma taxa anual próxima de 300% em abril do ano passado. Os comerciantes enfrentavam perdas significativas devido ao tempo necessário para que os processadores de cartão de crédito liberassem os pagamentos.
Embora a inflação argentina tenha recuado, ainda permanece em patamares elevados. Em Buenos Aires, especialmente na movimentada Calle Florida – onde turistas trocam dólares no mercado paralelo por uma cotação mais favorável –, algumas lojas e restaurantes já começaram a aceitar Pix, acompanhando a nova tendência.
De acordo com o Mercado Pago, a iniciativa busca impulsionar o consumo na Argentina e eliminar a necessidade de conversão do real para os turistas brasileiros.
Você leu sobre o Pix na Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!