Desde 2019, o número de family offices no mundo triplicou. O movimento provocou uma espécie de corrida entre empresas de private equity, fundos hedge e de capital de risco, a fim de atrair os seus investimentos. As informações são da CNBC.
Os escritórios são células de gestão de fortunas, que se dedicam a fazer a gestão do patrimônio líquido ou imobilizado de famílias ou grupos econômicos.
Segundo um novo relatório da Preqin, o número de family offices ultrapassou os 4,5 mil em todo o mundo no ano passado. A América do Norte tem a mais da metade de todas as unidades ativas, com 1.682 escritórios.
Especialistas apontam que esses family offices administram agora US$ 6 trilhões ou mais — a tendência é de que este número siga crescendo.
Atualmente, há mais de 2,5 mil bilionários no mundo, segundo a “Forbes”. O número de pessoas com mais de US$ 100 milhões ou mais superou a marca de 90 mil, segundo a Wealth-X, e muitos desses precisarão de serviços profissionais de gestão de patrimônio.
- Leia também: Sucessão Patrimonial: como fazer?
Family Office: o que é e para quem é indicado
Muitas pessoas de alto poder aquisitivo tendem a deixar serviços de gestão e alocação de patrimônio para profissionais. Um family office pode ser a melhor escolha nesse caso, principalmente diante de diferentes tipos de ativos e bens para administrar.
Family offices são células de gestão de fortunas, que se dedicam a fazer a gestão do patrimônio líquido ou imobilizado de famílias ou grupos econômicos. O objetivo, entre muitos outros, é administrar riscos e facilitar a vida dos clientes.
Com o alto patrimônio, somente a gestão de recursos não é suficiente. É preciso lidar com investimentos, impostos, questões jurídicas e sucessórias – atividades que devem ser executadas sem conflitos de interesse.
Family office pode ser considerado um intermediário entre famílias e o patrimônio a ser administrado. Essa empresa oferece uma assessoria completa a seus clientes e os serviços vão além dos investimentos.
Durante anos, os family offices buscaram a preservação básica da riqueza com carteiras tradicionais de ações e títulos. Agora, mais do que isso, procuram retornos mais elevados a longo prazo, que podem envolver capital privado, capital de risco, fundos hedge, de infraestrutura e imobiliários.
Quais os serviços prestados por Family Offices?
Os family offices abrangem uma variedade de estruturas. Os serviços podem incluir:
- Gerenciamento de portfólio;
- Planejamento financeiro;
- Planejamento imobiliário;
- Planejamento sucessório;
- Planejamento tributário;
- Previdência e seguros;
- Educação financeira.
Para isso, há uma equipe integrada para abranger as demandas e estar alinhada às expectativas da família a ser atendida na lógica da vida financeira.
É papel do profissional avaliar cenários de mercado, viabilidade de investimentos e riscos envolvidos. Com isso, a equipe poderá potencializar os ganhos de seus clientes de maneira mais segura e fundamentada.
- A EQI Investimentos possui assessoria especializada em gestão de patrimônio, clique para conhecer.