Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
Entenda como investir em dólar e proteja seus investimentos!

Entenda como investir em dólar e proteja seus investimentos!

Como investir em dólar? A moeda, por ser um ativo valorizado, pode servir para proteger os investimentos diante das altas volatilidades do mercado e quando a bolsa está baixa. 

No passado, na época da hiperinflação, a população usava o dólar como uma espécie de garantia contra a alta inflação. 

Hoje, a moeda norte-americana pode ser usada para proteger os investimentos. Existem várias vantagens em saber como investir em dólar. 

Além da valorização do câmbio, investindo em dólar, também se ganha com diversificação e proteção a choques – sejam os internacionais, como a pandemia, ou os muitos ruídos políticos.

O fator proteção vem do fato de que os investidores de todo o mundo enxergam o dólar como um dos ativos mais seguros do mundo. 

Publicidade
Publicidade

Por isso, quando uma crise derruba todos os mercados, como aconteceu no caso do coronavírus, o dólar tende a se valorizar.

Mas é preciso lembrar: os ativos atrelados ao dólar devem corresponder a uma pequena parcela da carteira de investimentos. Não é recomendado colocar “todos os ovos na mesma cesta”. 

Por isso, é importante entender quais tipos de investimentos são interessantes com a divisa do Tio Sam.

Como investir em dólar: como o câmbio impacta a economia e os investimentos?

Veja o vídeo:

Como investir em dólar: cenário em 2023

Embora grande parte dos países tenha controlado os efeitos sanitários da pandemia de Covid-19, a doença ainda influencia a economia no mundo.

A persistência das medidas de distanciamento social provocaram uma forte demanda reprimida. 

Com isso, a reabertura da economia trouxe uma das maiores pressões inflacionárias dos últimos anos e combustível mais caro, que teve o seu preço elevado com o conflito entre Rússia e Ucrânia. 

Diante disso, o Federal Reserve (Fed) decidiu ter uma proposta mais hawkish, ou seja, com aumentos seguidos na taxa de juros para segurar a inflação norte-americana. 

Diante disso, os investidores tendem a ir para os títulos do tesouro americano, que são considerados os mais seguros do mundo e que pagam, em cenário de juros elevados, uma boa rentabilidade. 

A consequência destes fenômenos provocou uma valorização do dólar em comparação com outras moedas, como o euro, iene, libra, dentre outros.

Apesar disso, o câmbio conseguiu fechar 2022 em alta de 5,32%, cotado a R$ 5,2780.

Como investir em dólar: depreciação da moeda à vista?

Segundo o coordenador do Centro de Macroeconomia Aplicada (CEMAP) da EESP-FGV Emerson Marçal, a situação do Brasil é positiva. Isso é possível porque o país tem reservas em dólar, os termos de troca (a relação entre preços de exportação e importação) estão favoráveis, além de não ter nenhum desequilíbrio macroeconômico. 

Argumento corroborado pelo economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz. 

“Por fatores domésticos, o dólar tem segurado um pouco o nosso otimismo, porque quando a gente olha lá para fora, a gente acha que o real deveria estar mais próximo de R$ 5. 

A gente tem um movimento que está começando bem forte nos fundos da asset e a gente está começando a se posicionar no momento de depreciação do dólar em termos globais”, afirma Stephan. 

Como investir em dólar em 2023?

Com uma leitura tão complicada para os próximos 12 meses, as avaliações para dólar estão mistas. 

Há quem considere que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva pode aumentar o fluxo de investimento estrangeiro no Brasil, com a adoção de metas para reduzir o desmatamento e emissões de gases de efeito estufa. 

Além disso, o risco de recessão dos Estados Unidos pode antecipar a queda dos juros. O head de câmbio da EQI Investimentos, Alexandre Viotto, afirma que a tendência em 2023 é manter o processo de desvalorização frente às outras moedas, por conta da desaceleração da economia americana. 

“Então isso pode fazer com que o Banco Central de lá, o FED, acabe desacelerando as altas ou até suspendendo as altas. Já tem gente falando até em começar a derrubar a taxa de juros em meados do segundo semestre do ano”, disse. 

Kautz fez uma leitura semelhante a essa. “O Fed sinalizando que vai parar de subir os juros ao final do quarto trimestre do ano que vem. O dólar já começou a apanhar contra o euro, é um movimento bastante forte, contra o iene, com o movimento do Banco Central do Japão falando de uma possibilidade de subir os juros ou não ser tão dovish”, avalia.

Com este cenário externo, Viotto entende que o dólar, em 2023, tende a ser mais fraco, mas ele aponta que o momento interno do Brasil pode prejudicar o desempenho do real contra o dólar, visto que a moeda americana é o principal termômetro da economia brasileira.

Como investir em dólar: tipos de investimentos

A seguir, vejamos alguns investimentos. Saiba como investir em dólar!

Como investir em dólar: COE

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é uma versão brasileira das chamadas Notas Estruturadas, bastante populares nos Estados Unidos. É um tipo de aplicação que une a segurança da renda fixa com a rentabilidade da renda variável.

Esse tipo de investimento é indicado para quem está começando a investir no exterior e ainda possui algum tipo de receio a respeito, quando o assunto é risco. Mas há uma vantagem significativa: a maioria dos COE têm capital protegido. Isto quer dizer que o investidor recebe de volta todo o valor investido, mesmo que ocorra uma perda no investimento.

O COE pode estar atrelado a ações nacionais e estrangeiras, índices da bolsa brasileira e das bolsas americanas. E também a taxas de juros, commodities, e moedas. E a combinação destes ativos garante segurança, ao mesmo tempo em que busca mais lucratividade.

Como investir em dólar: Fundos de investimento e ETFs

Também indicado para os investidores menos experientes no mercado externo. Os fundos de investimento internacionais trazem a vantagem de contar com gestores que acompanham e definem as melhores opções.

Também é possível investir, a partir do Brasil, em fundos de índice (ETFs) que replicam ativos internacionais. São fundos de investimento constituídos com o objetivo de investir em uma carteira de ações que busca replicar a carteira e a rentabilidade de um determinado índice de referência (índice subjacente).

Como investir em dólar: BDRs

O Brazilian Depositary Receipt (BDR), ou certificado de depósito de valores mobiliários, permite investir diretamente em empresas norte-americanas. Assim, o investidor brasileiro pode ter acesso, na B3, a ações de empresas norte-americanas como a Apple, Microsoft, Tesla, entre outras.

A vantagem é que, ao adquirir um BDR, o investidor passa a deter, indiretamente, papéis da companhia com sede em outro país. Sem que para isso tenha que realizar os trâmites de um investimento internacional.

Como investir em dólar: Dólar Futuro

Antes de prosseguir uma informação importante: é preciso que o investidor tenha consciência de que este é considerado um investimento de alto risco. Portanto, exige um grau maior de preparo e conhecimento.

O investidor pode assumir uma posição de compra ou de venda do contrato futuro da moeda. Quem assume a posição comprada do contrato, ganha com a alta do dólar e perde com a queda. Se a posição for de venda, o investidor ganha com a queda do dólar e perde com a alta.

Esta negociação ocorre na B3 e exige que o investidor tenha uma conta em uma corretora de valores para operar. Trata-se de um mercado muito volátil e de alta liquidez.

  • Quer saber mais sobre como investir em dólar? Preencha o formulário que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.